3 dicas para aumentar a conversão de vendas das lojas virtuais

Em tempos de crise, os consumidores têm mudado seus hábitos de compra, o que acabou influenciando no fechamento de muitas lojas físicas. A Confederação Nacional do Comércio estimou que em 2015 mais de 80 mil lojas fecharam as portas. Por outro lado, a abertura de novos e-commerces, tanto como extensão da loja física quanto novos negócios, faz com que o comércio eletrônico continue crescendo. Por isso, a crise é vista como uma oportunidade para popularização das lojas online.

Para incrementar as vendas do seu e-commerce e expandir o comércio eletrônico brasileiro, é importante atentar para a satisfação do consumidor, que deve se sentir motivado a comprar pela internet. No último post sobre e-commerce  mencionamos alguns pontos importantes que vem aumentando a satisfação no processo de compra online, e vamos detalhá-los um pouco melhor para que sua loja esteja bem preparada para atender os e-consumidores.

 jun01_600X200

 

Atente para a performance do seu site

Alguns fatores podem influenciar diretamente na experiência do usuário ao navegar na sua loja virtual. A demora no carregamento das páginas é um deles, que acaba acarretando em inúmeras desistências de compra. Portanto, cuidar desse detalhe é essencial para que seu possível cliente não desista da compra por causa da demora para visualizar as informações.

Outro fator importante é o investimento para que sua plataforma seja responsiva. De acordo com a pesquisa de João Leão, especialista em experiência de compra no e-commerce, 40% das lojas virtuais ainda não possuem versão responsiva ou mobile da sua loja. Esse quesito é essencial para quem quer vender pela internet hoje, visto que as compras através de dispositivos móveis têm aumentado exponencialmente. Hoje existem profissionais especializados nessa área, que garantem uma melhor experiência para seu cliente.

 

Escolha um bom gateway de pagamento

O checkout é um dos problemas ao finalizar a compra, pois geralmente apresenta muitas etapas ou direciona o consumidor para outra página. Por isso, sugerimos procurar por um gateway de pagamento que ofereça a opção de compra com um click. A pesquisa sobre a Experiência no E-commerce de João Leão também apontou que somente 14% das lojas analisadas oferecem esta opção, que é um diferencial quando se pensa em agilidade e comodidade. Além disso, o checkout transparente, que evita direcionar o usuário para outra página que não tenha a identidade visual e a marca da loja virtual, também melhora muito a experiência do comprador.

Os gateways de pagamento são a ponte entre sua loja e as instituições financeiras, transacionando seus pedidos e processando seus pagamentos. Entre os benefícios da utilização de um gateway estão: segurança da informação, automatização do processo de finalização da compra e pagamento, melhoria na conversão e no controle de vendas.

 

Invista na segurança da sua loja

O crescimento das fraudes no comércio eletrônico é um dos grandes inibidores do avanço das compras pela internet. Uma pesquisa encomendada pela Oberthur Technologies, e realizada em dezembro/15 pela Dentsu Aegis Network, mostra que 28% dos consumidores brasileiros afirmam terem sido vítimas de fraudes ao realizarem compras pela internet, e 79% deles passaram a mudar o seu comportamento de consumo virtual devido ao receio de novas fraudes.

Por causa disso, os e-commerces vêm se preocupando cada vez mais com o quesito segurança, é o que revela a pesquisa realizada pela BigData Corp, sob encomenda do PayPal Brasil, que estimou que até fevereiro de 2016, 73,85% das lojas virtuais utilizavam a tecnologia de segurança certificado SSL, que criptografa os dados transacionados, contra apenas 20,65% das companhias que faziam uso desse recurso no ano passado.

E por que esse fator influencia na experiência do e-consumidor? Um cliente que tenha seu cartão clonado em uma compra online sempre ficará com receio de comprar novamente na loja, ou até mesmo em outros e-commerces, pois o incomodo que passa impacta na sua vontade de comprar pela internet. Além disso, o mesmo pode compartilhar com seus conhecidos essa experiência, disseminando a preocupação de compras online.

Por isso, previna-se! Um dos diferenciais da maioria dos gateways hoje do Brasil é o serviço de antifraude embutido na solução. Caso sua loja contrate um gateway sem antifraude, o risco da fraude é seu, assim como a responsabilidade de contratar o serviço separadamente. Hoje existem diversas alternativas no mercado, até mesmo tecnologias que utilizam a inteligência artificial na análise de risco para detectar compras suspeitas.

 

Investir em uma boa ferramenta para transacionar suas vendas (gateway de pagamento), uma solução que evite o desgaste que a fraude pode trazer – tanto para seu cliente quanto para sua loja – e proporcionar uma boa experiência de navegação no seu e-commerce são algumas dicas que aumentam a satisfação dos e-consumidores, podendo aumentar a fidelidade dos seus clientes. Com isso, será possível transformá-los em propagadores da sua marca, o que tem grande valor hoje quando se fala em comércio eletrônico. Portanto, cuide bem do seu e-consumidor!

Tecnologia e inovação , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz