3 motivos para trocar um livro-caixa por uma tecnologia de gestão financeira em uma pequena empresa

post26Os gestores de pequenas empresas, em geral, são os próprios donos do estabelecimento que, para administrar seu fluxo de caixa, costumam utilizar livros-caixa e tabelas em Excel onde é preciso lançar os dados manualmente. Muitas vezes, essa prática se torna cansativa e provoca falhas, o que dificulta o crescimento da empresa. Por isso, fazer investimentos em tecnologias que auxiliem a controlar as informações pode ser uma boa alternativa. Neste post, vamos trazer para você 3 motivos para trocar um livro-caixa por uma tecnologia de gestão financeira.

 

 

1. Mais segurança nas informações

Quando o assunto é dinheiro, quanto mais seguro, melhor. É por isso que uma tecnologia de gestão financeira precisa oferecer dispositivos que aumentam a segurança dos dados. Essa segurança não é somente em relação a senhas de acesso, por exemplo, mas também a confiabilidade dos números lançados no sistema. Com a gestão financeira organizada, é mais difícil que as informações se percam em cadernos ou planilhas separadas, dando mais confiança sobre o que está sendo mostrado pelo sistema.
A possibilidade de backups agendados também aumenta a segurança dos dados, pois caso ocorra algum problema com o equipamento, suas informações estarão salvas em um servidor próprio ou em nuvem.

2. Automatização de processos

As tecnologias chegam ao mercado com cada vez mais opções de automatizar processos, com a finalidade de reduzir o tempo gasto com tarefas que precisam ser feitas rotineiramente. Controle de estoque, fornecedores e pagamentos de colaboradores também são outras opções que o sistema pode ajudar a gerenciar de forma mais ágil. Os dados de compra e de venda são lançados automaticamente e o próprio sistema faz a contas para você, o que inclusive diminui as falhas. Outro benefício dessa automatização é a integração da ferramenta com sistemas de arrecadação fiscal, pois dessa forma é possível fazer diretamente a declaração do imposto de renda do seu estabelecimento, por exemplo.

 

3. Relatórios para tomada de decisões

Quando você utiliza uma tabela estática para fazer o controle financeiro de seu estabelecimento, ao fim do mês é necessário analisar cada número para verificar sua lucratividade e ponderar os investimentos. A utilização de uma tecnologia de gestão financeira pode facilitar bastante esta etapa. Ferramentas completas trazem a possibilidade de gerar relatórios de acordo com a sua necessidade, expondo as informações com análises, o que auxilia a tomada de decisões estratégicas. Mesmo que seu estabelecimento seja pequeno, é preciso fazer uma boa administração financeira. Fazer investimentos em tecnologias não precisa mais ser um alto custo, pois hoje já existem opções no mercado voltadas para pequenas empresas e que se adaptam com a sua necessidade. Você utiliza alguma tecnologia de gestão financeira no seu estabelecimento? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.
Micro e pequeno Negócios 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz