4 perguntas para saber de quais soluções financeiras você precisa

Implementar soluções financeiras na gestão das empresas é fundamental para garantir mais eficiência no fluxo de trabalho. Enquanto as atividades manuais são trabalhosas, demoradas e suscetíveis a erros, uma rotina tecnológica é automatizada, ágil e segura.

Contudo, mesmo que muitos gerentes financeiros entendam os benefícios de adotar uma solução tecnológica, é natural que surjam dúvidas sobre qual opção escolher.

Para descobrir quais soluções financeiras você precisa, é necessário, antes de tudo, avaliar como está a situação da sua empresa. Assim, será possível escolher a solução ideal e que atenderá as suas necessidades.

Quer saber como fazer a análise e tomar a decisão certa? Então, confira quatro perguntas que vão ajudar você a se orientar nesse processo!

Como escolher a solução financeira ideal para o seu negócio?

Antes que você escolha uma solução para a sua gestão financeira, propomos que responda às quatro perguntas a seguir. Elas contêm os fatores essenciais que todo gerente deve levar em conta para realizar uma administração saudável e eficiente.

1. Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa agora?

Para manter a saúde financeira sob controle, o gerente deve estar por dentro de inúmeros dados e atividades que passam pela rotina financeira. A fim de compreender a situação das suas finanças, analise:

  • Você pode garantir que a empresa está financeiramente estável neste momento?
  • Sabe avaliar se e como é possível aumentar a capacidade de lucro?
  • Consegue identificar os pontos que estão impedindo o alcance dos resultados esperados?

Caso não tenha respostas precisas para essas questões, as soluções financeiras podem ajudar na obtenção de dados para avaliar com inteligência a saúde financeira da empresa.

2. Sabe por onde começar para gerar boleto e cobrar de seus clientes?

O gerenciamento de boletos a pagar e a receber é outra atividade que exige muito esforço do gerente financeiro. E você não deve saber apenas como gerar boleto para seus clientes.

Muito mais que isso, é preciso garantir que os pagamentos de boletos sejam feitos no valor e no prazo correto. Da mesma forma, as guias geradas exigem um controle rígido para que a empresa tenha pleno conhecimento dos seus recebíveis.

Se você não sabe como executar essas ações ou gasta tempo demais para conciliar dados manualmente, é sinal de que precisa de soluções financeiras que garantam a automação dessas tarefas e a minimização de riscos operacionais.

3. Em quais dias do mês lhe falta caixa para honrar com suas contas?

Outro ponto importante a considerar é: você tem controle sobre os seus recebimentos e pagamentos e acompanha seu fluxo de caixa? Como gerente financeiro, é preciso saber a liquidez da empresa, ou seja, a capacidade de cumprir com as obrigações orçamentárias.

Para saber se vai faltar caixa em algum momento do mês, realize um acompanhamento eficiente de fatores como:

  • Custos fixos e variáveis;
  • Giro de caixa;
  • Pagamentos a fornecedores;
  • Dívidas com bancos.

Com uma solução tecnológica, você sabe exatamente de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai. Assim, é possível alinhar melhor suas despesas com o caixa disponível, além de tomar melhores decisões ao definir novos orçamentos.

4. Quanto tempo e esforço você gasta com a conciliação de dados financeiros?

Uma parte essencial da boa gestão é a conciliação financeira. Avalie estas questões:

  • Quanto tempo você gasta conferindo taxas das administradoras de cartão? 
  • Quantas noites você já perdeu organizando e conciliando as vendas nos cartões? 
  • Quanto você tem para receber de todas as operadoras com que trabalha?

Perguntas como essas mostram que as informações financeiras de uma empresa são de variados tipos e vêm de diferentes instituições financeiras. Por isso, é preciso conferir:

  • Se todas as taxas de cartão estão corretas;
  • Se você realmente recebeu tudo aquilo que foi vendido;
  • Se algum pagamento foi adiado;
  • Quanto e quando você tem para receber das operadoras.

Contudo, realizar essas tarefas manualmente se torna inviável. Se a sua empresa encontra dificuldades em algum desses procedimentos, precisa de soluções financeiras que façam a conciliação automatizada dos dados. Isso garantirá mais agilidade, além de reduzir erros e esforços desnecessários.

Bônus: O Nix Empresas é um banco?

Após responder às perguntas acima, se você identificou falhas na sua gestão em qualquer um dos casos, saiba que o Nix Empresas pode ser a solução ideal para o que você precisa.

Diferentemente de uma instituição bancária tradicional, o Nix é uma Instituição de Pagamento e uma Sociedade de Crédito Direto, regulada pelo Banco Central (BACEN).

Em outras palavras, o Nix é um ecossistema de soluções financeiras que ajuda as empresas a terem maior controle sobre a sua gestão, apoiando desde a implementação até o suporte das ferramentas oferecidas.

Quer transformar o seu negócio com uma gestão financeira inteligente? Conheça o Nix Empresas!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *