5 características essenciais do empreendedor de tecnologia
Empreender significa estar sempre em busca de independência, inovação e realização. Mas, será que todo empreendedor é igual? Claro que não! Afinal, cada setor do mercado tem características próprias, que requerem diferenciais específicos. E, para não virar estatística – uma em cada quatro startups fecha no primeiro ano de seu funcionamento, de acordo com dados divulgados pela Fundação Dom Cabral – antes de começar um empreendimento, é importante refletir quais são suas capacidades atuais e quais você deve aprimorar para ser bem-sucedido. Pensando nisso, listamos cinco qualidades que um empreendedor da área de tecnologia deve aperfeiçoar, para ter sucesso ao abrir sua empresa.
- Domínio de uma língua estrangeira (ou mais de uma!)
Em um mundo globalizado, dominar outros idiomas, além do português, é fundamental para ter sucesso em qualquer ramo de negócios. Na área de tecnologia, isso é especialmente importante, pois grande parte das inovações do mercado vêm do exterior. Além disso, saber se comunicar com desenvoltura em outras línguas será decisivo caso você tenha planos de expandir a atuação de sua empresa para outros países.
- Visão de negócios
Ao investir em soluções de tecnologia, os clientes buscam, entre outras coisas, ganhar velocidade em seus processos, com o objetivo de reduzirem custos. Para entregar este serviço, sua empresa deve compreender o funcionamento das organizações. É preciso conhecer as áreas de Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, Contabilidade etc. e como elas atuam de forma integrada. Desta maneira, será mais fácil criar soluções que gerem resultados melhores e mais assertivos.
- Aprendizado constante
A área de tecnologia é uma das mais dinâmicas e inovadoras do mercado. Por isso, investir em cursos, pós-graduações e certificações é uma necessidade para que você mantenha sua empresa sempre atualizada e um passo à frente da concorrência.
- Empatia
Conversar com potenciais clientes e se colocar no lugar deles pode trazer bons frutos para as empresas de tecnologia. Por meio da prática constante da empatia, é possível compreender melhor os problemas que estão sendo enfrentados e, assim, desenvolver soluções melhores. Esta é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que seus clientes se encantem com seus serviços e mantenham-se fiéis a você.
- Trabalho em equipe
Somar as competências e habilidades de diferentes profissionais pode abrir muitas portas no mercado de tecnologia. Além de expandir o potencial de geração de boas ideias para a empresa e seus clientes, reunir uma equipe com pessoas de diversas especialidades da área abre um leque maior de produtos e serviços que podem ser oferecidos.
Investir em você é tão importante quanto investir nos ativos de sua empresa já que trabalhar estas aptidões pode aumentar suas chances de sucesso neste setor tão competitivo que é o de tecnologia. Você tem buscado aprimoramento? O que você considera importante em seu mercado de atuação? Deixe sua opinião nos comentários deste post para continuarmos a conversa.
Deixe uma resposta