5 características essenciais do empreendedor de tecnologia

Empreender significa estar sempre em busca de independência, inovação e realização. Mas, será que todo empreendedor é igual? Claro que não! Afinal, cada setor do mercado tem características próprias, que requerem diferenciais específicos. E, para não virar estatística – uma em cada quatro startups fecha no primeiro ano de seu funcionamento, de acordo com dados divulgados pela Fundação Dom Cabral – antes de começar um empreendimento, é importante refletir quais são suas capacidades atuais e quais você deve aprimorar para ser bem-sucedido. Pensando nisso, listamos cinco qualidades que um empreendedor da área de tecnologia deve aperfeiçoar, para ter sucesso ao abrir sua empresa.

imagem texto

 

  1. Domínio de uma língua estrangeira (ou mais de uma!)

Em um mundo globalizado, dominar outros idiomas, além do português, é fundamental para ter sucesso em qualquer ramo de negócios. Na área de tecnologia, isso é especialmente importante, pois grande parte das inovações do mercado vêm do exterior. Além disso, saber se comunicar com desenvoltura em outras línguas será decisivo caso você tenha planos de expandir a atuação de sua empresa para outros países.

 

  1. Visão de negócios

Ao investir em soluções de tecnologia, os clientes buscam, entre outras coisas, ganhar velocidade em seus processos, com o objetivo de reduzirem custos. Para entregar este serviço, sua empresa deve compreender o funcionamento das organizações. É preciso conhecer as áreas de Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, Contabilidade etc. e como elas atuam de forma integrada. Desta maneira, será mais fácil criar soluções que gerem resultados melhores e mais assertivos.

 

  1. Aprendizado constante

A área de tecnologia é uma das mais dinâmicas e inovadoras do mercado. Por isso, investir em cursos, pós-graduações e certificações é uma necessidade para que você mantenha sua empresa sempre atualizada e um passo à frente da concorrência.

 

  1. Empatia

Conversar com potenciais clientes e se colocar no lugar deles pode trazer bons frutos para as empresas de tecnologia. Por meio da prática constante da empatia, é possível compreender melhor os problemas que estão sendo enfrentados e, assim, desenvolver soluções melhores. Esta é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que seus clientes se encantem com seus serviços e mantenham-se fiéis a você.

 

  1. Trabalho em equipe

Somar as competências e habilidades de diferentes profissionais pode abrir muitas portas no mercado de tecnologia. Além de expandir o potencial de geração de boas ideias para a empresa e seus clientes, reunir uma equipe com pessoas de diversas especialidades da área abre um leque maior de produtos e serviços que podem ser oferecidos.

 

Investir em você é tão importante quanto investir nos ativos de sua empresa já que trabalhar estas aptidões pode aumentar suas chances de sucesso neste setor tão competitivo que é o de tecnologia. Você tem buscado aprimoramento? O que você considera importante em seu mercado de atuação? Deixe sua opinião nos comentários deste post para continuarmos a conversa.

Empreendedorismo 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz