6 vantagens reais de aceitar cartão de crédito no seu negócio
De quantas pessoas você já ouviu a frase “não ando mais com dinheiro vivo, só cartão”? Hoje em dia, seja por motivos de conveniência, controle de orçamento ou segurança, é raro ver quem ainda paga suas compras e serviços com moeda em espécie. Mas, e para o lojista, quais as vantagens de aceitar cartões como forma de pagamento? A gente listou algumas a seguir, olha só:
1 – O brasileiro usa cada vez mais cartão
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço, a Abecs, o primeiro semestre de 2017 teve um movimento 6,3% maior no uso de cartões de crédito e débito em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto estes registraram uma alta de 5,1% (R$ 354 bilhões), o uso do débito cresceu 8,4% (R$ 226 bilhões). Outro dado é que, dentro da divisão de consumo da família brasileira, o pagamento com cartões representa 28,5%, número expressivo ao pensar que as principais despesas (moradia, por exemplo), ainda não são pagas por este meio.
2 – Segurança
Ter dinheiro em espécie em caixa apresenta um risco maior ao lojista em caso de roubo ou furto. Inclusive ao pensar no risco do deslocamento com o valor ao banco para depósito em conta. Ainda no quesito segurança, o recebimento por cartões permite uma visão melhor de fluxo de caixa e contabilidade, reduzindo os custos com controle de contas a receber.
3 – Competitividade
Quando você aumenta as opções de pagamento, maior a chance de atrair e reter clientes. É comum pessoas deixarem de consumir ou comprar algum item por não terem a alternativa de pagar com cartão. A agilidade dessa forma de pagamento também é uma vantagem competitiva, assim como a possibilidade de vender online, de levar a máquina até o cliente (serviços de delivery e táxi, por exemplo), de ampliar as chances de novos negócios (como recarga de celulares) e permitir ao consumidor parcelar suas compras.
4 – Expertise do emissor
As empresas que fornecem o serviço costumam entender bem sobre o mercado e podem ser úteis como consultores do negócio, antecipando tendências e boas práticas para o lojista tirar o máximo proveito da maquininha.
5 – Diminui o risco de calotes
Os custos de aluguel do equipamento e taxas mensais devem ser contabilizadas na hora de precificar o produto ou serviço e valem a pena quando são considerados os custos evitados por inadimplência em comparação aos cheques. O lojista também não se preocupa com o custo e disposição em ter que protestar boletos não pagos.
6 – Empresas de todos os tamanhos
Cada vez mais as pequenas empresas têm sido consideradas como potenciais clientes de fornecedores de tecnologia para pagamento com cartão. Isso torna mais viável adquirir e manter o aluguel da máquina e taxas. Uma pesquisa da Abecs Datafolha mostrou que 71% das instituições credenciadas contam com menos de 10 empregados.
Se o seu negócio ainda não aceita cartões, está na hora de confiar nos dados e mudar esta história! O resultado em vendas e lucro será garantido! Vamos nessa?
Deixe uma resposta