Segredos para que você seja um gerente financeiro de sucesso

iStock.924084404

O gerente financeiro é um profissional que se destaca pela versatilidade que necessita ter em seu dia a dia. São muitas as atribuições necessárias, sendo preciso analisar, controlar e planejar as finanças de um negócio, mantendo-se alinhado aos objetivos da organização.

Dentro desse contexto, se destacam os profissionais que conseguem cumprir de forma mais eficiente essa rotina multitarefa. A boa notícia é que existem algumas boas práticas que tornam essa rotina profissional mais eficiente.

Veja agora os 7 segredos para ser um gerente financeiro de sucesso e ganhar destaque nessa atividade!

1 . Tenha uma formação acadêmica adequada para um gerente financeiro

Atualmente existe a graduação em Finanças, mas se trata de um curso relativamente novo e que ainda não está presente em muitas faculdades. Por conta disso, é comum que os gerentes financeiros tenham formação em áreas correlatas, como a Administração, a Economia e as Ciências Contábeis.

Porém, apenas uma graduação não é suficiente! O gerente financeiro de sucesso é aquele que está sempre em busca de novos conhecimentos. Por isso, faça uma pós-graduação, realize cursos complementares, leia revistas e blogs sobre finanças, acompanhe influenciadores digitais dessa áreas etc.

2. Aja sempre de forma estratégica

O trabalho operacional do gestor financeiro é importante, mas a atividade desse profissional não pode se limitar a fazer cálculos. Para se destacar, é necessário pensar de forma estratégica, “fora da caixa”.

Organizar fluxos de trabalho, definir metas, realocar recursos físicos e humanos, otimizar orçamentos, entre tantas outras tarefas são exemplos de atitudes estratégicas que um gerente financeiro precisa ter.

3. Esteja atento às mudanças de cenários

O cenário econômico em que o País está envolvido afeta diretamente na rotina de um gestor financeiro. Se houve mudanças nos valores das moedas estrangeiras ou na bolsa de valores, por exemplo, há também alterações significativas no poder aquisitivo de uma companhia.

Logo, o gerente financeiro precisa estar sempre atento às mudanças de cenário para fazer projeções. Ler notícias sobre as áreas de política e economia é praticamente uma obrigação para que esse profissional seja bem sucedido.

4. Atente-se para as mudanças legais

A área de finanças é uma das que mais estão susceptíveis a mudanças legais nas empresas. Não é raro que os governos anunciem novas leis ou normas, que precisam ser acatadas por todos, sendo o contrário passível de multa.

As mudanças na cobrança de impostos, alterações na alíquotas, implementação de novos recursos de controle, entre outras questões são exemplos de mudanças legais que afetam a rotina de um gestor financeiro.

5. Não subestime o poder da tecnologia

Como explicamos, as atividades de um gerente financeiro não podem ser apenas operacionais. Nesse sentido, contar com recursos tecnológicos é imprescindível!

O uso de softwares de gestão financeira, por exemplo, possibilita que seja feito um fluxo de caixa eficiente, mensurados indicadores, acompanhadas projeções de lucros etc. Todas essas informações estão à disposição do profissional, que deve usar da tecnologia para poder otimizar o tempo e se dedicar mais às questões estratégicas.

6. Mantenha um bom relacionamento com os bancos

O gerente financeiro precisa ter um relacionamento amigável com os gerentes e demais funcionários com os bancos nos quais a empresa mantém contas. De tal modo, terá mais facilidade para a execução das operações cotidianas da empresa.

Além do mais, quando tem um bom relacionamento com os bancos, o gerente poderá conseguir empréstimos e investimentos com menos burocracia. Assim, poderá colocar as suas ações em prática mais rapidamente.

7. Acompanhe os KPIs financeiros

Os indicadores de desempenho ou KPIs são demonstrativos que devem ser acompanhados pelos gerentes financeiros, para que eles verifiquem se uma estratégia está dando resultado ou não.

São exemplos de KPIS financeiros que devem ser acompanhados:

  • o faturamento;
  • a lucratividade;
  • a rentabilidade;
  • o endividamento;
  • o ponto de equilíbrio;
  • os custos dos processos;
  • os recebimentos previstos;
  • entre oturos.

Esses são os 7 segredos que temos para você, que quer ser um gerente financeiro de destaque. Coloque-os em prática o quanto antes e conquiste bons resultados para a sua carreira.

Fazer relatórios eficientes também é importante para o gerente financeiro. Saiba mais sobre isso em nosso post sobre esse assunto.

Tecnologia e inovação 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz