Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram adaptar seus processos, reinventar métodos de trabalho e buscar alternativas para superar mais uma crise econômica.

Nesse contexto, os negócios precisam se preparar também para o futuro, e apesar de ainda parecer incerto, podemos notar que algumas mudanças vieram para ficar, como a intensificação do uso da tecnologia.

Ponto especialmente importante, pois muitas empresas perceberam que, com o distanciamento social, só poderiam garantir sustentabilidade na crise com a adoção da tecnologia, como o uso de softwares ERP.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas estratégicas sobre ERP para pequenas empresas fortalecerem seu software e se preparem para o momento pós-pandemia. Acompanhe!

1. Crie um levantamento das despesas

Para entrar forte na retomada pós-pandemia, organize suas despesas e faça um levantamento dos gastos previstos para os próximos meses.

Logo, com o ERP para pequenas empresas, aproveite para obter uma visão ampla e sistêmica dessa parte financeira. Isso ajudará a criar planos para reduzir custos operacionais e gastos desnecessários.

2. Defina os pagamentos prioritários

Com esse levantamento, o ERP também ajudará sua empresa a ter maior controle dos pagamentos a serem feitos em curto e médio prazo.

Assim, você pode identificar aqueles que são prioritários, para evitar imprevistos nos próximos meses, e os que podem ser postergados para o fim da pandemia.

3. Pense em estratégias para giro de estoque

Outra dica para usar seu ERP com estratégia, é analisar os dados para gerenciar melhor o giro de estoque. Dessa forma, você pode avaliar o momento atual e projetar o pós-pandemia, identificando:

  • Se o preço do seu produto deve ser ajustado;
  • Se as compras devem ser reprogramadas;
  • Se a quantidade de fabricação deve ser alterada;
  • Se é necessário fazer promoções para vender excessos no estoque.

4. Negocie com os seus fornecedores

Em momentos de crise, seu ERP também pode contribuir para negociar com os fornecedores.

Nesse caso, integre a cadeia de suprimentos ao seu sistema de gestão, pois isso deixa a relação e as transações mais transparentes, permitindo renegociar prazos e valores de um modo melhor.

5. Realize a gestão de fluxo de caixa

Para aproveitar seu ERP com inteligência, não se esqueça do planejamento financeiro e contábil.

Portanto, faça a gestão do fluxo de caixa pensando em ações para evitar endividamentos, onde consiga reservar seu caixa e, assim, tomar fôlego para o período pós-pandemia.

6. Aproveite oportunidades de venda online

Outra forma de fortalecer seu ERP é integrar funcionalidades de vendas ao seu sistema e vendas online.

Alguns sistemas possuem, por exemplo, módulos para e-commerce, com recursos de integração da loja física com a online e integração com meios de pagamento.

7. Entenda as necessidades do consumidor

Pensar no consumidor é crucial para agregar valor ao seu ERP. E, em tempos de pandemia, isso é ainda mais necessário. Com o isolamento social, o consumidor tem se tornado cada vez mais digitalizado.

Um exemplo de novas demandas são os produtos e serviços bancários, que estão migrando para o ambiente online. Para atender a essa necessidade, é fundamental conectar seu ERP a um ecossistema financeiro digital.

Para micro e pequenas empresas ter tudo num banco que lhe provê ferramentas de gestão para conta e crédito que auxiliam no dia a dia, pode ser uma boa saída.

8. Desenvolva estratégias de fidelização

As estratégias de fidelização também são fundamentais para enfrentar melhor os momentos de crise e retomar forte quando a situação melhorar. Por isso, a dica é alinhar seu ERP com os clientes.

Dessa forma, você pode:

  • Acompanhar seu público, por meio de coleta e análise de dados sobre perfil de clientes, comportamentos de compra e produtos mais vendidos;
  • Oferecer atendimento personalizado e focar no pós-venda, fazendo cadastros automatizados de clientes e acompanhamento das vendas;
  • Desenvolver campanhas de fidelização, com base em dados e relatórios que ajudam a criar estratégias personalizadas para o seu público.

Como você viu até aqui, preparar o ERP para pequenas empresas é fundamental para retomar os negócios com força no período pós-pandemia. Este sistema é parte importante para qualquer empresa que precisa se readequar a este período.

Portanto, se você deseja agregar mais valor e inteligência ao seu ERP, conheça o Hubly e faça uma integração completa com o ecossistema financeiro!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.