A antecipação de recebíveis é um tipo interessante de crédito para empresas de micro e pequeno porte que possuem recebíveis garantidos por contratos de compra e venda, de prestação de serviço ou de arrecadação. Ela garante que suas operações financeiras continuem ativas, pagando fornecedores, funcionários e novos investimentos.
É permitido antecipar cheques, vendas na modalidade cartão de crédito e desconto de duplicatas. Em alguns casos, as instituições financeiras antecipam através de pedidos de compra recebidos e notas fiscais faturas.
Antecipação de recebíveis na prática
Entretanto, essa prática deve ser usada de forma ponderada, já que o dinheiro que paga as contas de hoje depende também do comportamento de terceiros. Suponha que R$ 5.000 que estão previstos para entrar no caixa da firma X em setembro serão antecipados pelo banco para cobrirem despesas deste mês.
Para que o processo não entre em um círculo vicioso, é preciso garantir que haja fontes de renda suficientes para cobrir as despesas de setembro, levando em conta o desconto de R$ 5.000. Isso depende da demanda do mercado em que a empresa atua e do trabalho da área comercial. Ou seja, foge do controle da área financeira, que está realizando esta operação.
Por isso, é importante avaliar três fatores para ter uma boa gestão dessa modalidade de financiamento. Conheça:
Checar corretamente as taxas acordadas
A taxa deve ser necessariamente menor que a de outras linhas de crédito disponíveis à empresa. Normalmente esse tipo de financiamento é mais vantajoso porque representa menor risco, já que é baseado em garantias concretas. Prazos também são importantes para quando há necessidade de conciliação.
No caso de empresas maiores, que possuem compromissos financeiros de maior dimensão, é importante que a conciliação tenha como objetivo controlar os pagamentos, monitorando quem, como e quando o fez.
A sugestão é investir em uma conciliação financeira diária e automatizada, que permita maior precisão na decisão por investimentos e na distribuição de recursos financeiros.
Valor real
A antecipação de recebíveis prevê a taxação de IOF (imposto sobre operações financeiras) e outras taxas de operação (TAC). Por isso, é importante calcular o valor real desse tipo de financiamento e sempre preferir outras linhas de crédito que tenham taxas menores.
Fazer uma projeção do fluxo de caixa
Será muito importante projetar os fluxos de caixa para saber se o dinheiro que está sendo antecipado não prejudicará as finanças futuras. Ou seja, se não há o risco de se criar uma bola de neve e uma dependência cíclica desse tipo de crédito.
A má gestão, nesse caso, torna a administração financeira perigosamente refém dos resultados comerciais.
Se ainda restaram dúvidas sobre a gestão de antecipação de recebíveis, compartilhe conosco nos comentários abaixo!
E se você precisar de ajuda para escolher soluções de apoio, entre em contato com nossa equipe pelo formulário de comentários ou por nossa área de Contato.
Boa tarde! Tenho uma empresa há 6 anos, e vivemos da antecipação de recebíveis pois o prazo de nossos clientes é longo e não temos caixa para arcar as despesas sem antecipar… entretanto temos cada vez mais nos afundado nessas taxas operacionais, fizemos dos bancos nossos sócios. Estamos aflitos por uma saída, não é possível modificar as datas dos clientes pois a concorrência bate pesado essa questão, qualquer dica será bem-vinda! Abraço.
Olá, Leandra. Teremos o prazer em ajudá-la!
Por gentiliza, entre em contato conosco pelo relacionamento@nexxera.com