A antecipação de recebíveis é uma das modalidades de crédito utilizadas, principalmente quando há desequilíbrio de fluxo de caixa nas empresas.
Entretanto, diferentemente dos outros tipos de crédito, a antecipação pode ser aplicada mesmo fora de períodos de crise, uma vez que o dinheiro antecipado já é seu o que aumenta as chances de utilizar para outras finalidades, como o investimento.
Uma boa gestão financeira é baseada no equilíbrio de dois fatores principais: prazos de contas a pagar e prazos de contas a receber. Quando essa estabilidade existe, os gestores lidam com imprevistos e aproveitam oportunidades de maneira mais segura e confortável, até mesmo usando a antecipação para essa finalidade.
Mas quando devo aplicar a antecipação de recebíveis para empresas? É o que vamos explicar a seguir, no decorrer deste artigo.
Quais são as possibilidades de crédito disponíveis no mercado?
Para ganhar fôlego e melhorar o capital de giro do negócio, a primeira alternativa é buscar crédito no mercado. No entanto, é preciso estudar as opções para avaliar qual delas é mais vantajosa.
Veja as possibilidades mais comuns:
Investimento
Grandes valores investidos podem render um dinheiro extra para ser utilizado em situações de emergência.
Um ponto a se considerar neste caso, é que o Banco Central reduziu a taxa Selic — taxa básica de juros — nos últimos anos e, por conta disso, essa alternativa não é mais tão proveitosa quanto antigamente.
Além disso, para conseguir investir um valor considerável é preciso um bom planejamento financeiro e, em épocas de instabilidade econômica, nem sempre isso é possível.
Empréstimo
As opções de empréstimo garantem dinheiro rápido, mas, infelizmente, com altas taxas de juros. Este é um tipo de crédito que deve ser utilizado com bastante cautela, caso contrário, pode se reverter em grandes dívidas.
O empréstimo pode parecer uma boa saída, se você deseja fazer investimentos ou até mesmo precisar pagar contas. Mas como dissemos, todo cuidado é pouco, uma vez que as taxas exorbitantes pode colocar em xeque todo o seu negócio.
Antecipação de recebíveis
Funciona quando a empresa já efetuou alguma venda à prazo, mas prefere receber o pagamento antes da data estabelecida. Neste caso, o valor recebido de imediato costuma ser menor que aquele previsto no futuro.
É bem possível que você já tenha algum conhecimento sobre investimentos e empréstimos, já que são modalidades populares no mercado, mas talvez ainda tenha dúvidas e curiosidades sobre a antecipação de recebíveis.
Quando utilizar a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis pode ser utilizada quando a empresa precisa lidar com alguma situação temporária e pontual. Pode ser um problema de vendas ou a compra de um equipamento essencial, por exemplo.
Além disso, esse modelo de crédito pode ser útil quando é preciso evitar o uso de cheque especial e atraso de pagamentos. Por fim, você pode utilizar quando a decisão não traz complicações futuras no fluxo de caixa.
Como é feita a solicitação?
É possível solicitar antecipação de recebíveis de: duplicatas, boletos, cheques e cartões de crédito.
Nesse sentido, a solicitação pode ser feita por meio de instituições financeiras, FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), factorings ou ferramentas de Supply Chain (que permite a negociação direta, sem intermediários).
Antes de solicitar, faça uma análise das taxas aplicadas e tarifas envolvidas na transação e avalie a melhor opção. Além disso, negocie para garantir as melhores condições de pagamento.
Por fim, realize o cadastramento da sua empresa na instituição financeira onde deseja receber o crédito.
Quais os benefícios da antecipação de recebíveis para empresas?
Ao antecipar recebíveis você pode ir além da liquidação das dívidas. O dinheiro antecipado pode auxiliar na aquisição de matéria prima com descontos, reinvestimento na empresa, por exemplo.
Conheça outros benefícios desses que citamos:
- Obtenção de crédito de maneira rápida, quando necessário;
- Inexistência de dívidas relacionadas a empréstimos;
- Taxas mais atrativas que outras opções de mercado;
- Negociação direta entre clientes e fornecedores;
- Com dinheiro em caixa é possível aproveitar rapidamente as oportunidades que surgem;
- Evita problemas de inadimplência de cheques ou outros meios de pagamento.
A tecnologia como aliada do seu negócio
Otimizando a realização destas atividades, os gestores ganham tempo para se tornarem mais estratégicos e competitivos no mercado.
Em suma, vale a pena ressaltar que existem soluções disponíveis no mercado que facilitam essa e outras operações financeiras na empresa, de maneira integrada.
Nesse contexto, a Nexxera tem as soluções que você precisa para facilitar a gestão financeira. Saiba como podemos ajudar com a antecipação de recebíveis para empresas, conheça o Nexxera +Capital!
Pagamento da JBS