Entre as várias possibilidades que a ferramenta Hubly apresenta para seus parceiros, uma merece especial atenção: A antecipação de recebíveis.

Conhecida como uma transação que traz benefícios para todos os agentes envolvidos, a antecipação de recebíveis permite que uma empresa receba de forma antecipada o dinheiro referente ao pagamento por um serviço prestado ou produto vendido. O valor pago antes tecnicamente já é da empresa, mas só entraria em caixa em uma data futura.

Esta operação se caracteriza como uma excelente oportunidade para quem precisa de liquidez imediata. Seja para comprar uma mercadoria ou insumo com desconto à vista, realizar algum pagamento ou investimento, por exemplo. Além disso, a operação, quando feita pelo Hubly, ajuda a preservar a saúde financeira da empresa que solicita a antecipação, já que, na comparação, é mais barato do que um empréstimo bancário, pois o dinheiro a ser recebido já existe.

Para ajudar na compreensão de todas as possibilidades que a operação apresenta, preparamos essas cinco perguntas e respostas. Confira!

1 – Por que antecipar é um bom negócio?

Antecipar é a melhor alternativa para melhorar o fluxo de caixa de uma empresa, pois é possível utilizar um dinheiro que já existe (os recebíveis), com um pequeno deságio no valor. Por exemplo: antecipar para D+0* um título que a empresa só receberia daqui a 40 dias, descontando uma taxa de antecipação de 1,5% (*caso esteja dentro do horário e nas regras da empresa que fará a antecipação para liberação no mesmo dia).

2 – Empréstimo no banco ou antecipar um recebível?

Depende da situação. Nos casos em que a empresa que paga a antecipação possui recurso próprio para financiar a sua cadeia de fornecedores, geralmente as taxas são melhores na comparação com os empréstimos bancários. Isto ocorre em função da ausência de um intermediador financeiro.

3 – A empresa que pede antecipação corre o risco de se endividar?

Do ponto de vista da gestão financeira e, consequentemente, da antecipação, o ponto principal é estabelecer um fluxo de caixa estável e robusto. Por isso, mesmo que uma empresa precise antecipar um recurso imediatamente, é preciso ter uma gestão financeira sólida para que essa necessidade atendida neste momento não seja algo que irá “faltar” no longo prazo. A maioria das empresas faz isso de forma recorrente, levando em consideração o deságio da operação como forma de ter poder de negociação por contar com o recurso em caixa.

4 – Quais cuidados uma empresa deve ter antes de antecipar recebíveis?

Deve-se antecipar com as empresas que estão no Hubly, pois a empresa ganha agilidade na operação e a segurança de um sistema automatizado que facilitará as operações de antecipação. Se a empresa não tiver recurso próprio, é possível conectar os fornecedores a outras instituições financeiras que fazem a antecipação no mesmo prazo. Mas o mais importante é sempre analisar e buscar as taxas que são convenientes à sua estratégia financeira.

5 – A antecipação de recebíveis é uma operação legal do ponto de vista jurídico? 

Sim. Inclusive há uma resolução do Banco Central do Brasil (Bacen) a respeito. Datada de 27 de junho de 2019, a normativa nº 4.734 cita as condições e procedimentos legais para esse tipo de operação. Entretanto, para tornar a operação legal em todas as suas facetas, é preciso responsabilidade do sacado e do cedente em aplicar corretamente as normas contábeis quanto ao registro e lançamento das obrigações e receitas. É importante ressaltar que os registros e lançamentos contábeis são de responsabilidade de cada empresa.

6 – Uma empresa pode oferecer a opção de antecipação de recebíveis para quantos fornecedores?

Não há número máximo. Tudo depende da capacidade da empresa em dispor de limite de crédito ou capital próprio para atender a todos os pedidos de antecipação de recebíveis. Outro fator é a estratégia da empresa, já que algumas destinam uma parte do capital apenas para um determinado segmento da carteira de fornecedores.

7 – Qual é a melhor época para antecipar um recebível?

Depende. O melhor período para antecipação é conforme os compromissos a pagar das empresas que necessitam de antecipações. Essas obrigações podem ser para honrar compromissos de folha de pagamento, por exemplo, ou para pagar uma despesa que surgiu de forma inesperada. Não existe um período específico para isso. A necessidade de caixa do cliente é que define essa periodicidade.

Quem faz o Hubly?

O portal foi desenvolvido pela Nexxera, uma empresa do Grupo Nexxees.
Há mais de 28 anos no mercado, a companhia catarinense tem na lista de clientes, 400 das 500 maiores empresas do Brasil. São 86 instituições financeiras homologadas e mais de 3,4 trilhões de reais transacionados ao ano.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.