O que é API? Entenda o que significa de maneira fácil

A sigla API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface”, em português  “Interface de Programação de Aplicações”. Trata-se de uma plataforma que permite integrar softwares, aplicativos, e-commerces e sites a sistemas de terceiros.

O uso de APIs proporciona a conexão entre tecnologias heterogêneas, como diferentes bancos de dados e linguagens de programação, por exemplo. Além disso, é possível fazer com que funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos sejam utilizadas em outros, sem que isso cause qualquer dificuldade.

Conheça as principais vantagens da API

As APIs são invisíveis ao usuário comum, que visualiza somente a interface dos softwares e aplicativos. No entanto, a maioria dos aplicativos mais utilizados são apenas passíveis de utilização por conta das APIs, como por exemplo Facebook, Uber, Google Maps, entre vários outros.

APISegurança

As APIs oferecem métodos seguros para proporcionar a integração e manter a proteção dos dados.

Redução no volume de dados

As APIs são capazes de fazer integrações de forma específica, vinculando apenas um tipo de informação, restringindo o acesso quanto a outras. Isso significa otimização de performance de plataforma, evitando a sobrecarga do sistema e eliminando o tráfego de dados desnecessários. 

Possibilidade de auditar acessos

A API permite que as empresas auditem quem acessou, quando, de qual localização e o que foi consultado na base de dados.

Integre aplicações com poucos cliques

A facilidade de integração entre aplicações é o grande diferencial por trás do fenômeno das APIs. Enquanto em outras formas de integração de sistemas é necessário a instalação de recursos restritos a uma determinada tecnologia, no caso de uma API isso não é necessário.

api_Você sabia que a Nexxera possui uma API que permite o Registro Online de Boletos nos principais bancos?

Nossa solução Cobrança Eletrônica Nexxera disponibiliza uma API possibilitando que seu e-commerce, ERP, site ou aplicativo emita boletos de forma instantânea e fácil de implantar. Desta forma, você poderá disponibilizar a seus clientes o boleto rapidamente, antecipando o recebimento e diminuindo a possibilidade de inadimplência / desistência de compra.

Dentre as funcionalidades disponibilizadas pela API do Cobrança Eletrônica, podemos destacar:

  • Inclusão de novos boletos
  • Consulta de boletos
  • Comando de instruções

Principais bancos contemplados:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Bradesco
  • Santander

Mas, se ainda tiver alguma dúvida, é só falar com a gente que será um prazer ajudá-lo:)

Daniel Anselmo Leandro

Product Owner – Solução Cobrança Eletrônica Nexxera 

MBA em Gestão de Projetos, Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação

 

Meios Eletrônicos de Pagamento , , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *