Um Ambiente Eletrônico de Negócios incentiva a modernização da gestão estratégica das informações, automatização das rotinas e redução dos custos por meio da integração das soluções logísticas, financeiras e mercantis. Um exemplo de tecnologia disponível nesse cenário é arrecadação eletrônica.
Ela que gera maior comodidade aos usuários ao mesmo tempo em que é essencial ao desenvolvimento ágil de uma organização. No entanto, esse processo deve pressupor segurança – tanto para o cidadão quanto para quem arrecada. Neste post, queremos destacar alguns fatores que demonstram a eficácia dessa ferramenta de gestão financeira.
Benefícios da arrecadação eletrônica
A arrecadação eletrônica é responsável por livrar os funcionários dos atendimentos referentes à consulta de faturas, por exemplo. Essa solução garantida no AEN permite agilidade na importação e consolidação da posição de arrecadações, na medida em que processa automaticamente os arquivos enviados por múltiplos bancos e agentes arrecadadores.
Dessa forma, os funcionários ocupam-se mais com ações de resultado, do que com atividades operacionais. A facilidade oferecida aos colaboradores também é caracterizada pela possibilidade de padronização dos layouts nos relacionamentos da cadeia de valor.
Já a visibilidade e o acompanhamento das transações pela internet permitem a segurança necessária. Softwares adequados de arrecadação eletrônica possibilitam múltiplas opções de consultas e relatórios com diferentes filtros. Além disso, todo o sistema de segurança de um ambiente eletrônico de negócios deve ser criptografado.
Transparência nos processos
Outro fator importante que deve ser incorporado aos sistemas de arrecadação eletrônica e que torna o processo mais seguro é a transparência. As arrecadadoras devem estar à par e saber identificar situações divergentes. Essa atenção garante que sejam detectados dados de preenchimento multiplicados ou faltantes, visualização de arquivos importados e seus registros de código de barras ou débito automático.
O processo de rastreamento contínuo da logística do processo financeiro vai garantir eficácia a todo a transação e evitar que nenhum dos lados envolvidos saia prejudicado. Como é o processo de arrecadação eletrônica em sua instituição? Restou alguma dúvida sobre a solução tecnológica? Compartilhe conosco pelos comentários!