Blockchain: você ainda vai ouvir muito este nome

Você já ouviu falar de blockchain? Trata-se de uma tecnologia que tem atraído atenção dos setores de mercado em que é necessário validar informações e autenticar dados de forma rápida e eficiente. É o caso do segmento bancário, por exemplo, que está atento a esta tendência que promete trazer mais agilidade e segurança às transações em um futuro próximo. Mas, o que esta ferramenta traz de novidade?

O conceito nasceu com a disseminação da moeda virtual bitcoin, cuja utilização é baseada na descentralização. Ou seja, as operações financeiras são feitas entre os próprios usuários, sem a necessidade de instituições bancárias como intermediárias. Isto é possível graças à existência de um enorme banco de dados que registra e acumula todas as operações de forma cronológica e linear este é o blockchain. E é com base neste histórico de informações que as transações são verificadas e validadas.

Portanto, basicamente o funcionamento do blockchain está baseado no uso de redes de dispositivos e no histórico compartilhado de dados para a autenticação de determinadas atividades. Assim, extrapolando o setor financeiro, ele pode ser usado para diversas finalidades como: reconhecimento de assinaturas, verificação de identidades, registros e patentes, dentre outras.

Apesar de sua utilização ainda ser mínima fora do cenário dos bitcoins, a perspectiva é de que o blockchain se torne, em pouco tempo, peça central no mercado financeiro. Relatório recente do Fórum Econômico Mundial apontou que esta tecnologia pode contribuir para que as transações bancárias sejam mais eficazes, seguras e transparentes. O documento prevê ainda que 80% dos bancos em todo o mundo podem iniciar projetos de blockchain já em 2017.

Tecnologia e inovação , , , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Blockchain: você ainda vai ouvir muito este nome"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] entre real e digital é a adoção do blockchain pelos setores financeiro e industrial. Como abordamos em outro post, esta tecnologia traz inovação a transações tradicionais, descentralizando o controle de […]

wpDiscuz