Business Intelligence: o que é e como pode ajudar a sua empresa

Já ouviu falar em Business Intelligence, conhecido pela sigla BI e, em tradução literal, inteligência de negócios? O fato de que empresas que investem nessa área têm até 62% de redução de custos e aumento de cerca de 85% de produtividade (dado da pesquisa da Vanson Bourne) pode te convencer a prestar mais atenção no tema.

O Business Intelligence dá insumos para que empresas tomem decisões estratégicas com base em dados que são coletados e reunidos em um banco de informações de acordo com o seu negócio. Esses podem vir de diferentes fontes e formatos, mas ficam concentradas em um único Data Warehouse, à disposição de profissionais que precisam fazer ajustes, mudanças, cortar processos e várias outras situações do ambiente corporativo. Inclusive, é importante ressaltar que todos os departamentos de uma empresa, independente da atuação, podem ganhar com as análises e insights de BI.

Benefícios para a sua empresa

Vale consultar uma equipe qualificada para implementar o conceito de BI na sua empresa, de acordo com o que faz sentido para o seu negócio. Você ainda pode direcionar o modelo para um objetivo específico, como otimizar custos, renovação de portfólio e qualquer que seja o desafio atual na sua companhia. Quem aposta e coloca Business Intelligence em uso ganha em diversas frentes.

Veja alguns exemplos:

– Gestão inteligente das informações;

– Possibilidade de identificar investimentos sobressaltantes;

– Insights para oportunidades de novos negócios;

– Relatórios sempre atualizados com informações do mercado;

– Informações para ajustes de preços e portfólio;

– Direcionamento para atuação em serviço de atendimento ao cliente;

– Indicação de melhores fornecedores e parceiros;

– Dados para otimização de manufatura e logística.

O time que vai atuar nessa frente tem liberdade para envolver diferentes áreas, como tecnologia da informação, recursos humanos, comunicação, marketing, engenharia etc. Mais do que coletar os dados, é preciso ter uma equipe qualificada para interpretá-los e chegar aos caminhos que vão gerar resultados práticos.

BI é tendência
A Anvande chegou à conclusão de que empresas que digitalizam processos têm receitas até 70% mais altas em comparação às que não investem em tecnologia e dados. Além disso, um levantamento da Zion Market Research aponta que o mercado de software de BI deve crescer, em média, 8,4% ao ano até 2021.

Sua empresa já está se preparando para entrar nestas estatísticas?

Leia mais:

Como o Big Data pode ajudar os negócios

Dados… e cada vez, mais dados!

Por que Marketing e Tecnologia estão tão próximos?

Comportamento, Empreendedorismo, Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz