O que é C-Level? Quais os significados das siglas?
Essas siglas estão vinculadas aos cargos de liderança nas grandes companhias. Costumeiramente iniciadas pela letra “C”, essas posições fazem parte do C-Level, ou também C-Suite.
Os dois são termos usados para designar de forma coletiva, executivos seniores de hierarquia mais alta.
A menção ao “C” significa chief que na Língua Portuguesa significa “chefe”. Tratam-se dos postos existentes no topo do escalão.
Quem nunca escutou os funcionários chamarem um CEO, ou um CFO e ainda um COO? A citação é tanta a ponto de muitos ficarem confusos e sem saberem o real significado das respectivas funções.
Conheça os “Cs” mais comuns entre os executivos, o significado das siglas e a função de cada um deles:
CEO (Chief Executive Officer)
É o diretor-executivo. Fica como o responsável máximo pela gestão e direção administrativa da corporação.
Pode ser considerado como um pilar da empresa, pois atua como fundador e quem organiza o propósito, a visão e a missão da empresa. Também fica responsável por conectar o negócio com o mercado. Costuma ter a última palavra sobre as decisões de orçamentos e investimentos. Direciona as estratégias da companhia para alcançar as metas. Pode ser definido como um líder porque guia toda a equipe, remove obstáculos e garante os recursos.
COO (Chief Operating Officer)
Trata-se do diretor de operações.
Supervisiona como funciona o sistema de criação e distribuição dos produtos para garantir que todos os setores funcionem bem. Em muitos casos, atuar como COO serve como um verdadeiro treinamento para o posto de CEO. Torna-se um caminho natural porque o COO já entende a missão e os objetivos da companhia. Na prática, é um braço direito do CEO. Entre suas funções, está o de implementar práticas de orientação e monitoria junto aos colaboradores.
CFO (Chief Financial Officer)
Atua como um diretor financeiro.
Fica encarregado pelo planejamento econômico e financeiro da empresa. É o executivo que decide o investimento, o financiamento e o risco com objetivo de ampliar o valor da companhia para os proprietários – acionistas ou sócios. Possui um alto conhecimento financeiro, contábil e conta com uma visão analítica do negócio. Em muitas situações, vira um conselheiro de assuntos estratégicos para o CEO. Sua função, em muitos casos, é o de encontrar novas oportunidades de negócios e avaliar riscos financeiros.
CIO (Chief Information Officer)
Fica responsável pelos sistemas de tecnologia da informação da companhia no nível de processos e do ponto de vista do planejamento.
Avalia os benefícios da empresa para aproveitar as novas tecnologias, identifica quais deles interessam à empresa e avalia seu funcionamento. Fica a cargo de melhorar a eficiência dos processos internos com intuito de proporcionar uma comunicação efetiva. Mantem a organização em funcionamento de maneira eficiente e produtiva.
CTO (Chief Technology Officer)
Responsável técnico do desenvolvimento dos sistemas de informação a partir da ótica da execução.
Fica a cargo da equipe de Engenharia e de implementar a estratégia técnica para melhorar o produto final. O cargo pode ser confundido com o CIO. A diferença está porque o CTO está com a estratégia tecnológica orientada a melhorar o produto final.
CMO (Chief Marketing Officer)
Cuida das atividades de Marketing.
As ações incluem a gestão de vendas, o desenvolvimento de produtos, a publicidade, os estudos do mercado e o atendimento ao cliente. Sua principal preocupação é manter a relação estável com os clientes finais para se comunicar com todos os demais departamentos para se envolverem nessas ações.
CCO (Chief Communications Officer)
É encarregado de administrar a reputação corporativa, contatar os meios de comunicação representando a empresa e desenvolver as estratégias de Branding Content.
Costuma conhecer bem os meios do setor. Conta com uma boa relação com os veículos de comunicação para a marca ter uma boa e positiva visibilidade. Sempre que possível, tenta relacionar a reputação com mensagens positivas. O CCO deve desenvolver sua gestão da comunicação para a imagem corporativa seja boa e favorável.
Agora, que você já sabe tudo sobre cargos e boas práticas é importante ressaltar que cada vez mais os altos executivos de grandes empresas precisam estar preparados para os desafios da economia digital e necessitam de ferramentas automatizadas para se adaptar às novas exigências.
A Nexxera tem diversos produtos para automatizar os processos financeiros da sua empresa. Um deles é o Hubly, uma ferramenta para automatizar os processos e, com isso, ganhar tempo.