No final de ano, as empresas enfrentam dificuldades para garantir o pagamento de férias e 13º salário de funcionários, além de lidar com os obstáculos constantes na hora de manter um caixa saudável.

Pensando nisso, é importante entender as necessidades enfrentadas e como aprimorar sua equipe para iniciar um novo ano de forma equilibrada.

A importância de um caixa saudável

A equipe financeira enfrenta diariamente as responsabilidades do contas a pagar e a receber, além de realizar a comunicação e controle de todas as áreas do negócio.

Essas operações visam assegurar a sustentabilidade econômica e a manutenção de um fluxo de caixa saudável, principal indicador de um negócio fortalecido no mercado.

Para garantir isso, muitas vezes a gestão busca opções de capital de giro que proporcionem uma estabilidade financeira.

Por exemplo, segundo o Banco Central, no período de 12 meses (encerrado em outubro) a concessão de crédito para empresas teve uma elevação de cerca de 10%. Com esse valor, as empresas conseguem manter suas contas em dia e evitar a inadimplência.

Contudo, é preciso pontuar que essa busca por crédito pode comprometer o equilíbrio financeiro das solicitantes a longo prazo.

Leia mais sobre: Uma plataforma multibancos de gestão financeira.

Um caixa saudável para investimentos

Considerando o período do final de ano, é importante compreender também as despesas essenciais para o aumento do desempenho do negócio, sempre com o objetivo de iniciar um novo ano com equilíbrio e dinheiro em caixa.

Com isso, é possível ter uma garantia de destaque no mercado, principalmente em uma época na qual diversas empresas enfrentam desafios para se manter saudáveis.

São diversos os investimentos que um caixa saudável pode trazer:

Contudo, é relevante compreender que a realidade financeira não é sempre propícia – sendo preciso entender melhor quais os desafios aqui.

Os reflexos do caixa na sua produção

Nesta época, o aumento de produção é um dos desafios mais enfrentados pelas empresas – devido ao crescimento da demanda e a grande concorrência por matéria-prima, inviabilizando o atendimento de alguns clientes.

Com essa situação, o dinheiro em caixa pode ser um diferencial para garantir uma vantagem frente aos concorrentes, sem gerar um endividamento que comprometa a saúde financeira – e impeça o pagamento de seus compromissos.

Até setembro deste ano, por exemplo, o número de inadimplentes atingiu os 30%, um resultado muito preocupante e que acaba refletindo em toda a cadeia de valor.

Com isso, muitas organizações investem na procura por crédito através de empréstimos. Essa operação, por mais que comum, nem sempre é a mais sustentável.

Leia mais sobre: Gestão de contas no controle da inadimplência.

Quais as opções de crédito para o seu caixa?

Com o objetivo de garantir a saúde do negócio, o ideal é possuir capital para assegurar o pagamento das contas e o desenvolvimento das operações.

Contudo, não basta apenas acessar capital de giro e possuir valor em caixa, é preciso se antecipar e pensar nos seus objetivos.

Empréstimos

Uma opção muito escolhida na hora de buscar capital, os empréstimos são parceiros da equipe financeira em momento de necessidade – mesmo que algumas instituições possuam taxas altas neste tipo de operação.

Para sua realização, a captação desse valor deve ser aprovada pela instituição financeira – através de um processo burocrático que envolve diversas etapas, como: documentação e comprovação de renda.

Além disso, todo o processo de solicitação do empréstimo é demorado – sendo este um malefício para uma gestão que visa capital com rapidez.

Considerando essas questões, aconselha-se o uso de empréstimos quando não houver outras opções para o seu negócio.

Antecipação de recebíveis

No momento de buscar capital, contar com a possibilidade de solicitar o recebimento antecipado de valores que já são da empresa pode ser uma escolha mais segura e saudável.

Com taxas mais acessíveis, a antecipação é uma opção para quem busca capital de forma menos burocrática, 100% digital e sem comprometer o funcionamento do caixa a longo prazo.

Quais os benefícios desse tipo de operação?

Para proporcionar aos fornecedores uma gestão financeira mais fortalecida, diversas empresas já oferecem aos seus fornecedores um programa próprio de antecipação.

Leia mais sobre: Qual a diferença entre empréstimo e antecipação?

Como utilizar o valor?

Seja para manter as operações em andamento ou visando aprimorar sua equipe, a antecipação garante capital em todos os momentos. O dinheiro já é seu, você só antecipa.

É possível antecipar para:

Com a antecipação, suas opções são ilimitadas. Quando você garante a utilização de um valor próprio para fortalecer o seu negócio, a escolha é sua.

Antecipe com a Nexxera e garanta um caixa saudável!

 

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.