Manter centros de inovação com espaços confortáveis, com belo visual e até lindas paisagens pode parecer um tanto exagerado em meio a um ecossistema pulsante, que tem startups em busca de oportunidade de negócios.
Engana-se redondamente quem pensa dessa forma. Muito pelo contrário. Ambientes com essas características servem justamente como um local para inspirar ainda mais os empreendedores já impulsionados pelos programas de apoio e incentivo junto a esse público presente num dos principais polos tecnológicos do país.
O que são centros de inovação?
A primeira coisa que a gente precisa compreender é “o que é um centro de inovação?”. Conhecidos em alguns lugares pela sigla “CI”, um centro de inovação nada mais é do que um ambiente que foi criado e organizado para estimular o fortalecimento de pequenas e médias empresas.
Outra proposta de um centro de inovação é servir como um instrumento para o desenvolvimento regional meio da inovação. Por meio do Instituto Nexxera, atualmente o Grupo Nexxera conta hoje com dois amplos espaços: o NexxLabs, que fica localizado no Soho e o Nexxera Innovation Lab, que está alocada no LinkLab.
Entenda os espaços da Nexxera
Eles foram criados dentro do esforço de estimular o desenvolvimento das startups, os negócios de impacto e a educação empreendedora. O primeiro investimento nasceu em busca de seguir junto no caminho da inovação. Foi assim que a empresa foi a co-fundadora do LinkLab.
O mesmo trabalho acontece no outro ambiente aberto mais recentemente. O NexxLabs funciona no Soho com o mesmo propósito de promover os projetos de incentivo já desenvolvidos pelo Instituto Nexxera.
Na prática, a implantação desse novo local segue a expansão gradativa do ecossistema. Fora o amplo espaço num prédio onde existem coworking, incubadoras e startups em atividade, a exuberante vista para a Baía do Itaguaçu ajuda a motivar os frequentadores.
Quais os benefícios de investir em centros de inovação?
O primeiro e maior de todos é que, com isso, a empresa participa ativamente nos principais núcleos de inovação montados na cidade de Florianópolis. Também é preciso destacar que só com estes aportes é possível receber e ajudar os participantes dos importantes programas de aceleração.
Por essas e outras, é possível perceber que investir nesses ambientes é uma decisão certeira. Não se trata de uma afirmação entusiasta ou da boca para fora, pois os números apenas confirmam esse contexto.
Os resultados em números
Até o fim do ano, cerca de 3.600 pessoas serão beneficiadas pelas ações do instituto, impulsionadas pelos espaços de inovação. Nesse universo, 53 negócios e sete startups têm sido acelerados e mais 12 estão inscritas nos programas em andamento. Outros 10 estudantes universitários recebem mentorias nesses locais.
Os dados comprovam que os dois locais colaboram com o fomento à cultura de inovação. Sem falar no empreendedorismo tão defendido pela companhia.
Dessa forma, conecta empreendedores, colaboradores e protagonistas desse importante ecossistema de inovação aos projetos realizados nos dois centros de inovação ligados ao Nexxera.
A partir daí, foram gerados novos negócios com impactos sustentáveis na cadeia de valor. Isso contribui para o crescimento contínuo e saudável das startups, da Nexxera e, sobretudo, da sociedade.