O que você sabe sobre as Cidades Inteligentes?

O fim do ano se aproxima e existem diferentes locais para celebrar essa data especial. Grande parte da população procura por cidades atrativas, com as melhores praias, o centro mais badalado e, principalmente, buscam por uma virada de ano inesquecível. Consequentemente as cidades se preparam o ano inteiro para esse período, disputam pela apresentação de fogos mais bonita, marcante e com maior duração.

Enquanto isso no mundo inteiro, inclusive no Brasil, já existem cidades não só preocupadas em ser atrativas nessa época, mas sim durante o ano inteiro. Estão apostando no crescimento conectado e sustentável para promover melhor qualidade de vida e melhor gestão dos recursos. Estou falando das Cidades Inteligentes!

Nos últimos tempos, com o avanço da tecnologia e a necessidade de repensar o uso dos espaços urbanos respeitando principalmente a sustentabilidade, a reflexão desse conceito está sendo uma prática do dia a dia e não apenas uma discussão acadêmica.

Mas, afinal, o que é uma Cidade Inteligente?

O conceito “Smart City”, ou Cidade Inteligente, é a mais recente inovação tecnológica e digital discutida nos mais diversos fóruns mundiais que abordam o tema da sustentabilidade para cidades do futuro. Porém, “Digital” não significa necessariamente “inteligente”. Um Wi-Fi livre em praças e ônibus não são indicativos de que a cidade está mais inteligente, embora possam levá-la até lá.

Segundo o pesquisador americano Boyd Cohen, Ph.D. em urbanismo e uma das referências na elaboração de metodologias, define que cidades inteligentes são as que conseguem se desenvolver economicamente ao mesmo tempo que aumentam a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nas operações urbanas.

Já a World Foundation for Smart Communities diz que as Cidades Inteligentes devem ser baseadas em um crescimento inteligente e planejado, por meio das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação. “Uma Comunidade Inteligente é uma comunidade que faz um esforço consciente para usar a tecnologia da Informação para transformar a vida e o trabalho dentro de seu território de uma forma significativa e fundamental, em vez de seguir uma forma incremental”.

 

Ou seja, na prática são cidades que implementam, por exemplo:

  • Controle de frotas de ônibus;
  • Internet gratuita;
  • Câmeras e sensores de segurança;
  • Sistema de câmeras e semáforos interconectados;
  • Sensores na gestão do tráfego urbano;
  • Sistema de iluminação pública inteligente;
  • Uso de fontes renováveis de energia;
  • Tecnologia de ponta para reparo e substituição da tubulação, controle de vazamentos e gerenciamento da pressão de água da cidade.

 

Essas são algumas de muitas outras soluções inteligentes que podem ser implementadas em uma cidade e fazer dela uma Smart City.

Existem outras iniciativas pelo mundo que são bons exemplos de cidades inteligentes. No Brasil, a inteligência está na energia. Recentemente, algumas cidades começaram a usar a tecnologia de smart grid – redes de distribuição inteligentes de energia elétrica. Na prática, esse sistema permite aumentar o controle contra perda de energia no processo de distribuição.

Em Amsterdam, na Holanda estão experimentando um projeto inovador, que pode trazer grandes resultados na redução de emissões poluentes no ar.  Foram instaladas casas de pássaros em árvores, que oferecem acesso gratuito à internet quando o ar está respirável.  O projeto chamado de TreeWifi, consiste em sensores que medem os níveis de contaminação atmosférica. Quando o ar não ultrapassa os índices máximos recomendados de poluição, a casinha se colore de verde e oferece acesso gratuito à internet sem fio. Do contrário, quando o ar fica irrespirável, a casinha fica vermelha e a conexão é interrompida.

cidades-inteligentes-o-que-sao

Imagem: reprodução YoutuTube

 

Sabe-se que diversos são os desafios para que as Cidades Inteligentes sejam uma realidade universal. A integração e planejamento conjunto de todos os atores envolvidos (setor público, privado, sociedade e instituições de pesquisa) será um diferencial para que todos nós possamos usufruir dos benefícios esperados e garantir um crescimento sustentável e inevitável dos grandes centros urbanos.

Agora que você já sabe o conceito de Cidades Inteligentes, compartilhe com a gente outras iniciativas da sua cidade!

Tecnologia e inovação , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz