Clientes Nexxera: sobre o Pix, nova modalidade de pagamento

A partir de 16 de novembro a modalidade Pix estará disponível para transações financeiras. É um novo meio de pagar, transferir e receber dinheiro. Nesta modalidade, desenvolvida pelo Banco Central, pessoas físicas e jurídicas ganham mais uma opção de pagamentos além de TED, DOC, boleto e cartão.

Mãos seguram um dispositivo mobile realizando transação online
Um novo meio de pagar, transferir e receber dinheiro

É importante ressaltar que a implementação do Pix segue cronograma do Banco Central, que teve início em fevereiro de 2020 e segue com cronograma de funcionalidades até 2023. Na fase atual, bancos e fintechs estão fazendo o registro de quais chaves Pix seus clientes vão querer usar nas suas contas, bem como desenvolvendo suas integrações para seus clientes. Até o momento, pouquíssimos bancos liberaram alguma modalidade de integração, às quais já estamos nos adequando.

Se você é cliente Nexxera, tenha a certeza de que você não precisará fazer integração com a API de cada Banco. Forneceremos para sua empresa a API Multibancos Nexxera, aderente ao Pix, seguindo cronograma de liberação das APIs de cada banco assim que as mesmas forem disponibilizadas. Tudo isso, é claro, sem custo adicional ao seu contrato.

Estamos acompanhando e participando deste movimento desde o início, com participação nas plenárias, grupos de trabalho e fóruns de discussão junto ao Banco Central. Sabemos também que a nova modalidade de pagamento traz uma série de benefícios, assim como uma série de dúvidas para as empresas sobre adequação de sistemas para viabilizar pagamentos e recebimentos Pix, portanto, listamos abaixo as dúvidas mais frequentes:

Dúvidas frequentes

  • Já existe data de lançamento da API Multibancos Nexxera?

Sabemos que uma novidade como o Pix gera expectativa e um senso de urgência, mas todas as instituições possuem seu tempo necessário de adequação. 

Para comunicação via arquivos CNAB, estamos aguardando o lançamento do layout padrão da Febraban que posteriormente serão adaptados por cada banco e por nós. Enquanto isso, estamos atuando na análise e adaptação aos layouts já divulgados por alguns bancos.

Já via API, estamos aguardando a inclusão de formas de autenticação que permita a parceiros e VANs se integrarem aos bancos para os pagamentos e cobranças Pix, além dos manuais de APIs de cada banco. Enquanto isso, estamos atuando na especificação e desenvolvimento da nossa API Multibancos de Cobrança e Pagamento Pix.

  • De quais formas vou poder me integrar ao Pix?

Sua empresa, cliente Nexxera, irá utilizar o Pix via API de Cobrança e Pagamento Pix, que se integrará a todos os bancos assim que eles se adequarem, alinhados à documentação da API recomendada pelo Banco Central. Lembrando que você poderá se integrar a todos eles de uma só vez através da API Multibancos Nexxera, que já estamos adequando aos poucos bancos que estão com ele pronto e os demais estão sendo monitorados e aguardados.

Além disso, poderá utilizar o Pix via arquivo CNAB, isso de acordo com o layout de cada banco, ainda a serem publicados.

Primeira fase do PIX, a partir de 16 de novembro:

Para clientes que utilizam o Pagamento Eletrônico a modalidade de pagamento Pix estará disponível para você selecionando a opção, no momento de escolher a forma de pagamento, de acordo com a disponibilidade de cada banco.

Para clientes que utilizam o Extrato Eletrônico e Vizzoo, os lançamentos de pagamentos e recebimentos via Pix estarão disponíveis nos seus relatórios assim que você iniciar o uso da nova modalidade, de acordo com a disponibilidade de cada banco.

Para clientes que utilizam o Cobrança Eletrônica, estamos acompanhando o roadmap do Bacen e a liberação dos novos layouts dos bancos. Na medida em que forem liberados, atualizaremos a solução Cobrança Eletrônica para que você também possa utilizar o Pix como instrumento de cobrança aliado aos boletos, podendo optar por Boleto, Pix ou Boleto Híbrido (Boleto + Pix). Assim facilitamos o recebimento, de acordo com a disponibilidade de cada banco.

Caso ainda houverem dúvidas em relação ao Pix, você pode enviar um e-mail para pix@nexxera.com que iremos atendê-lo.

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *