Acelerar uma startup? Entenda a importância de mentoria

O conceito de startup já é bem consolidado. Hoje é fácil entender que startup é – em poucas palavras – um grupo de pessoas que trabalham em cima de uma ideia diferente para iniciar uma empresa. Além disso, é preciso que a ideia seja escalável para ter resultados bem sucedidos. Mas, podemos acelerar uma startup?

Afinal, estamos falando de empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, associadas – em sua maioria – à tecnologia. Além do mais, esses projetos tendem a ser lucrativos e sustentáveis.

Acelerar uma startup é possível? 

Sim. Existem aceleradoras de startup. E é cada vez mais comum este tipo de ação e de investimento. Vale muito acelerar o crescimento das startups. Mas, é interessante – e é essencial – buscar uma mentoria. 

Principalmente porque estamos falando de empresas novas que buscam inovação e um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

 

Porque uma mentoria?

Imagine você desenvolver seu negócios – até então um mundo novo para você – tendo uma espécie de tutor. Alguém mais experiente que você e te ajudando a obter melhores resultados. 

Já imaginou um programa de mentorias focado em empreendedorismo e inovação? E ainda acontecendo na cidade considerada um dos maiores polos de tecnologia do Brasil? Não, não é sonho. Existe, fica em Florianópolis, é apoiado pelo Instituto Nexxera e leva o nome de Conexxão Startups.

O programa de mentorias tem um objetivo bem claro: promover a cultura empreendedora. A ideia é proporcionar desenvolvimento de competências para inovação e empreendedorismo. O projeto abre inscrições a partir do edital de seleção do LinkLab Acate e possui um investimento mensal por participante. 

Dinâmico e atrativo

O programa é bastante dinâmico. Ele acontece no espaço de trabalho “NexxLabs” Soho, um centro de inovação em forma de coworking. Ao longo da jornada, algumas ideias são transformadas em negócios. Quem já possui um negócio, é a grande oportunidade de aprimorá-lo.  Desde a fase da ideação, à estruturação e comercialização.

 

Tudo acontece através de ações de capacitação. Há muita troca de experiência entre os mentores e os participantes. Durante a participação acontecem duas mentorias individuais. Mas, há também participação em mentorias coletivas do Programa NexxLabs. Elas acontecem pelo menos uma vez por mês.

Ou seja, esse edital aproxima médias e grandes empresas que possam contribuir com a solução das startups de forma mais acelerada.

Fácil de participar 

É muito simples. O primeiro passo é acessar o link de inscrições, claro. E também participar de um Open Day. É como se fosse um test drive para conhecer o programa e a experiência NexxLabs. Depois basta formalizar a participação por meio de contrato,participar das mentorias coletivas e individuais e vivenciar o NexxLabs Soho. Em 2019, 42 startups foram inscritas no projeto e 6 startups foram aprovadas para receber as capacitações.

Ficou interessado? Você também pode conferir mais informações aqui!

 

Empreendedorismo, Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *