Manter uma cadeia de valor forte durante a crise é fundamental para que os efeitos negativos desta pandemia sejam amenizados e a economia não seja tão duramente afetada. Para isso, as médias e grandes empresas precisam dar suporte aos fornecedores — evitando que as empresas menores quebrem.

Nesse sentido, uma boa alternativa é a organização saber como antecipar recebíveis para os fornecedores. Dessa forma, você mantém o pagamento deles durante a pandemia, no prazo de vencimento acordado, enquanto seu parceiro comercial consegue antecipar a data de recebimento.

Isso não só otimiza sua gestão de compras e o controle de contas de fornecedores a pagar, como também melhora e fortalece suas relações comerciais. Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, o que é a antecipação de recebíveis e como fazê-la. Entenda a seguir!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é o adiantamento de valores de uma compra com recebimento futuro, como as compras a prazo ou parceladas. O processo Ela funciona como uma linha de crédito acessível, em que o adiantamento é feito por uma instituição financeira.

Essa é uma ótima prática para melhorar o fluxo de caixa da empresa, sendo muito usada em situações em que:

  • O fornecedor não possui uma linha de crédito que permita facilitar as condições de pagamento para a empresa compradora;
  • O caixa do fornecedor está baixo;
  • O fornecedor precisa de aportes;
  • Ou quando o capital de giro não é suficiente para cobrir despesas e dívidas.

Dessa forma, antecipar recebíveis se mostra como uma solução para que o fornecedor obtenha recursos, sem que seja necessário ele precise fazer um empréstimo, por exemplo. 

Como a antecipação funciona como se ele estivesse recebendo à vista o pagamento de um produto vendido, isso significa que ele está antecipando um crédito que é da sua própria empresa. Além disso, as taxas de antecipação de recebíveis geralmente são menores do que a dos empréstimos.

Assim, enquanto o seu parceiro recebe na hora, sua empresa ganha tempo para pagar a compra e otimiza o caixa por meio de melhores negociações de prazos e preços com os fornecedores.

Além disso, Portanto, a antecipação de recebíveis permite que tanto você quanto seus fornecedores consigam manter as finanças em ordem e, consequentemente, o bom funcionamento do negócio.

Como antecipar recebíveis para fornecedores?

Para realizar a antecipação de recebíveis para os fornecedores, o primeiro passo é selecionar uma instituição financeira — que podem ser bancos tradicionais, fundos de investimentos ou fintechs, por exemplo.

Ao fazer essa escolha, é fundamental avaliar alguns fatores, como:

  • A taxa de juros cobrada;
  • Necessidade ou não de garantias;
  • RE as regras de cobrança em caso de inadimplência.

Geralmente, as instituições financeiras tradicionais solicitam uma série de documentos para avaliar o faturamento da empresa que solicita os recebíveis. Já os softwares e plataformas especializadas em transações mercantis e financeiras costumam ter menos burocracia e liberação mais rápida da antecipação.

Ao decidir antecipar recebíveis, é importante que o fornecedor estipule um valor que atenda suas emergências, mas sem necessariamente antecipar todo o dinheiro que tem para receber. 

Logo, para estabelecer essa quantia, bem como a data da antecipação, o fornecedor deve ter um bom plano e uma projeção do fluxo de caixa, para que o resgate antecipado da verba não comprometa as contas no futuro.

Também vale mencionar que, para antecipar recebíveis a fornecedores, é interessante que sua empresa invista em uma solução tecnológica de automação desse processo, para que você não precise fazer manualmente toda a gestão do fluxo de dados e transações financeiras com os parceiros comerciais.

Vantagens do uso do softwares para antecipação de recebíveis

Com o uso de um software, sua empresa oferece ao fornecedor o recurso para que ele mesmo consulte notas e antecipe pagamentos. 

Além de proporcionar agilidade e transparência, já que as transações são eletrônicas, você ainda otimiza os processos do setor de contas a pagar e garante um financeiro mais produtivo e estratégico.

Se você quer dar suporte à sua cadeia de fornecedores durante a crise e acha que antecipar recebíveis pode ser uma boa solução, então conheça o Nexxera Hubly. 

Por meio de um ecossistema financeiro digital que une todos os envolvidos em uma cadeia de valor, o Hubly faz a estruturação, gestão e originação de ativos de crédito. 

Conheça mais sobre o Hubly e tenha uma gestão financeira inteligente!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.