Como as instituições de banco de varejo estão se preparando para o futuro?

A transformação digital vem impactando os mais diversos setores do mercado. Sendo assim, o ramo financeiro também está sofrendo grande influência. Da mesma forma que outros tipos de negócio, as instituições de banco de varejo estão se preparando para o futuro e já se inseriram na corrida pela inovação.

Os bancos de varejo são as tradicionais instituições que realizam transações financeiras e oferecem serviços como conta corrente, conta poupança, empréstimos, seguros e cartões de débito e crédito.

Lidando com o dinheiro de boa parte da população, os grandes bancos têm importante papel no cenário econômico do país. Contudo, com o avanço da tecnologia, novas instituições financeiras estão surgindo, como é o caso das fintechs e dos bancos digitais.

Diante desse cenário, os bancos de varejo têm percebido a necessidade de se adaptar à nova realidade e se preparar para o futuro. Mas como eles estão fazendo isso?

Entenda como este tipo de instituição financeira vinha operando até os dias de hoje e o que está fazendo para se destacar no mercado!

Como opera um banco de varejo?

Quando pensamos em realizar uma transação financeira, logo nos vêm à mente os mais variados problemas do cotidiano de um banco de varejo.

A burocracia e a demora no atendimento, as agências físicas lotadas e com longas filas e a cobrança de diversas taxas para os serviços tradicionais são alguns exemplos, além da dificuldade de lidar com os gerentes.

Com novas opções de instituições financeiras, os bancos de varejo estão correndo o risco de perder clientes. Por isso, surge o alerta da necessidade de mudar o seu modo de operar.

Além de se adaptar às mudanças tecnológicas, hoje é preciso atender a um novo perfil de cliente – que é mais exigente e busca por melhores serviços.

Como os bancos de varejo estão inovando?

Com o avanço da tecnologia e o aumento da concorrência, os tempos são de mudança para os bancos de varejo. Veja o que essas instituições estão se preparando para o futuro!

Foco na experiência positiva

Para engajar e fidelizar clientes, os bancos de varejo estão apostando no conceito de experiência de marca. Os consumidores de hoje exigem mais e melhores serviços bancários. O foco, portanto, está em oferecer uma vivência mais positiva.

Assim, os bancos de varejo estão melhorando a experiência do usuário em todos os canais, tanto físicos quanto digitais. Além disso, estão buscando parcerias com outras instituições financeiras não tradicionais.

Reformulação dos negócios

Para acompanhar as transformações e se adaptar à nova realidade do mercado financeiro, os bancos de varejo precisam enfrentar uma mudança estrutural nos seus negócios, reformulando as agências e a disponibilidade de serviços como um todo.

Tendo como foco oferecer a melhor experiência ao usuário, os bancos precisam estabelecer melhores relacionamentos e ampliar o conhecimento sobre a sua base de clientes, a fim de disponibilizar serviços mais abrangentes e personalizados. Além disso, precisam adotar metodologias mais ágeis e reorganizar o modelo de trabalho e atendimento nas agências.

Nesse sentido, muitos bancos estão apostando na aproximação e no aprendizado com startups. Atuando junto com fintechs, as instituições estão contratando serviços ou até mesmo integrando suas operações às experiências digitais. Alguns estão até mesmo comprando empresas menores de tecnologia, com o objetivo de entender sobre modelos de negócio inovadores.

Inovação para além dos aplicativos

Os aplicativos móveis e o Internet Banking já são considerados canais importantes dos bancos de varejo. Mais do que isso, a tendência das instituições tradicionais é apostar em soluções omnichannel e canais mais populares, como assistentes de voz ou chatbots.

Inclusive, muitos bancos estão criando serviços e marcas paralelas para atender diferentes públicos, como contas totalmente digitais. Assim, além de focar em novos nichos, eles buscam assimilar o funcionamento de fintechs e bancos digitais e se preparar para o futuro.

Por fim, vale destacar que as inovações das instituições financeiras tradicionais trazem vantagens tanto para os clientes quanto para os próprios bancos de varejo. Afinal, a gestão financeira se torna mais simplificada, automatizada e desburocratizada.

Para saber mais sobre gestão bancária, continue acompanhando os nossos conteúdos!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *