Como convencer os fornecedores a aceitarem meios de pagamentos eletrônicos

É fato: embora as empresas já conheçam os inúmeros benefícios de adotar soluções de pagamento eletrônico para otimizar os processos de trabalho, muitas ainda são dependentes do papel, totalmente ou parcialmente. E, mesmo que seu negócio já esteja inserido neste “novo mundo”, se os seus fornecedores ainda não se modernizaram, isso pode gerar um impacto direto na sua operação de contas a pagar. Por isso, que tal convencer sua cadeia a aceitar os meios eletrônicos?

Uma Pesquisa recente feita pela Xerox mostrou que mais de 80% das pequenas e médias empresas da Europa e Estados Unidos estão dispostas a eliminar o papel em processos internos, demonstrando que há grande disposição do mercado em adotar a digitalização. Neste cenário, provar a seus fornecedores que vale a pena entrar nessa onda não será uma tarefa complicada.

O primeiro passo é bem simples: sugerir. Marque uma conversa e apresente as vantagens que seu parceiro terá, focando na redução de custos. Esta é uma questão fundamental a ser levantada, uma vez que um dos principais empecilho para a adoção de sistemas eletrônicos de pagamento é o valor dos serviços e das taxas cobradas. Por isso, prepare-se para abordar a mudança como um investimento a ser feito, no qual a relação custo-benefício é vantajosa.

Outro aspecto a ser destacado é o da segurança. Meios tradicionais, baseados em papel, são mais suscetíveis a riscos. Emitir, receber e processar notas fiscais e boletos, além de ser um trabalho intenso e caro para a empresa, não é à prova de erros. Adotar meios eletrônicos significa melhorar a capacidade da companhia de gerir o caixa efetivamente.

Uma próxima etapa nesta negociação seria implementar políticas de incentivo, como descontos e abatimentos, para aumentar ainda mais a atratividade para os meios de pagamento eletrônicos. Além das vantagens já listadas, contar com um impulso deste tipo no fluxo de caixa pode ser decisivo para que seus parceiros optem pela transição para o digital.

Por fim, uma possibilidade interessante é oferecer aos parceiros uma plataforma eletrônica compartilhada como um portal no qual é possível obter informações em tempo real sobre pagamentos, antecipações, descontos etc. Este tipo de ambiente tem a capacidade de oferecer uma infraestrutura que promove a inovação contínua e diminui barreiras do dia a dia para todos os seus participantes,.

A chave para o sucesso é a comunicação consistente e persistente, capaz de construir uma relação de confiança entre sua empresa e seus parceiros. Esteja disponível para tirar dúvidas e oferecer suporte, interesse-se pelo andamento da transição e forneça informação e conhecimento de valor.

 

Meios Eletrônicos de Pagamento, Tecnologia e inovação 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como convencer os fornecedores a aceitarem meios de pagamentos eletrônicos"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] B2B, como um caminho natural do movimento de digitalização. Conforme abordamos em post sobre como convencer os fornecedores a aceitarem meios de pagamentos eletrônicos, os benefícios para toda a cadeira quando há um acordo sobre o uso de cartões são inúmeros. […]

wpDiscuz