Guia Definitivo de como escolher uma senha forte

Com a evolução da tecnologia encontramos a facilidade de acessar tudo de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Aplicativos financeiros, redes sociais, jogos, e-mails e tudo o que nos seja pertinente. Com tanta informação sigilosa, criar senhas fortes, sem repeti-las e que sejam fáceis de lembrar, nem sempre é uma tarefa fácil, certo?

Para ajudar nossos leitores, resolvemos elaborar algumas dicas de como criar uma senha segura e apresentar ferramentas que podem te ajudar a verificar a força de uma senha.

como-escolher-uma-senha-forte

Aquela velha história de que devemos ter uma senha com 8 caracteres, misturando letras maiúsculas, minúsculas e símbolos, já não se aplica mais na prática.

Foi comprovado que se você usar uma senha longa, com palavras aleatórias, faz com que você tenha uma senha mais segura.

Por exemplo, a senha “M1nh4S3nh4S3gur@”, levaria um trilhão de anos para ser quebrada. Comparando a “cachorro internet sol flor”: oito heptalhões de anos.

A escolha das palavras de interesse podem ser retiradas de uma música ou até mesmo de um poema, ao mesmo tempo que devem fazer sentido ao usuário, o ideal é que não tenham relação alguma entre elas. Quatro ou cinco palavras são o suficiente para criar uma senha praticamente inquebrável.

Junto a essa mudança de criação de senha segura, não podemos esquecer das dicas básicas, como: trocar a senha regularmente, não repetir senhas para diferentes contas e não compartilhá-la.

Se mesmo assim, você ainda está inseguro na escolha da sua senha, uma boa forma de descobrir se sua senha é forte o suficiente, é verificar a mesma nos sites How secure is my password? e Haystack, ambos mostram numericamente a possibilidade dela ser quebrada.

Outra dica não menos importante é considerar a instalação de um gerenciador de senhas que armazena os dados de maneira segura e ajuda os mais esquecidos.

 

Senhas vazadas

Um caso recente de vazamento de senhas envolvia um dos maiores serviços de streaming de vídeos no mundo, a Netflix. Um vazamento de 1,4 milhões de logins e senhas sem criptografia, ou seja, em texto puro, o que significa que basta você pega-las.

Casos em que há vazamento de senhas são preocupantes, principalmente se você usa a mesma senha para acessar todos os aplicativos, como o Paypal ou Pagseguro,  podendo gerar um prejuízo financeiro direto.

Para saber se seu e-mail foi comprometido em uma violação de dados, é importante fazer um acompanhamento no site haveibeenpwned, basta digitar seu e-mail e verificar os sites mencionados. Caso informe algum site, é altamente recomendável que efetue a troca o mais breve possível.

Depois dessas dicas, que tal repensar se você está deixando seus dados seguros e pensar na hipótese de trocar a senha?

 

Segurança da Informação , , , 5 Comments

Deixe um comentário

5 Comentários em "Guia Definitivo de como escolher uma senha forte"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
Flavio
Visitante
Flavio
11 meses 17 dias atrás

Excelentes dicas Tauane. Mas esses sites de verificação de senha forte ou fraca, ou de armazenamento de senhas não são armadilhas?

Paulo Lisboa
Visitante
Paulo Lisboa
11 meses 17 dias atrás

Muito legal esse blog, as informações são bem interessantes, mas fiquei com uma dúvida, alguns bancos exigem senhas de apenas números ou de até oito caracteres e ai? como fazer uma senha segura?

wpDiscuz