Como garantir a sustentabilidade na crise através da geração de receita?

A pandemia do coronavírus está trazendo profundos impactos para a sociedade. Uma das esferas mais afetadas nesse cenário é a economia, que tem levantado a seguinte questão: como garantir a sustentabilidade durante a crise por meio da geração de receita e valor?

Homem apontando para um planejamento com post-its em vidro
Sobretudo em tempos de crise, como o atual cenário de pandemia, é necessário pensar fora da caixa. Então, como funciona a geração de receita e valor?

Diante desse contexto, as empresas estão buscando alternativas para se reinventar e sobreviver. Mesmo após o fim desse período, a expectativa é de que muitas transformações ocorram entre a população em geral e o mundo corporativo – é o que os especialistas chamam de “novo normal”.

Hoje, mais do que nunca, é preciso agregar valor à geração de receita nas organizações.

Quer entender melhor sobre o assunto? Saiba o que é a geração de receita e conheça algumas práticas para garantir a sustentabilidade do seu negócio durante a crise!

Geração de receita: o que é, sua importância e como funciona

A geração de receita é basicamente uma forma de criar valor para o público e, com isso, obter faturamento para a empresa. Ela é fundamental para que as organizações possam definir seu modelo de negócio, garantindo um crescimento sólido e sustentável.

Para analisar a geração de receita, é preciso levar em conta os meios do faturamento, suas funções e o modelo ideal de acordo com cada tipo de corporação.

É entendendo questões como essas que uma empresa obtém resultados superavitários, se consolidando e crescendo no mercado. Além disso, é  importante destacar que a geração de receita está intimamente ligada à geração de valor.

Sobretudo em tempos de crise, como o atual cenário de pandemia, é necessário pensar fora da caixa. Então, como funciona a geração de receita e valor?

Existem várias formas de uma empresa fazer isso, mas antes de tudo é preciso avaliar:

  1. Qual é o valor gerado da sua empresa?
  2. Seu público-alvo está disposto a pagar por ele?
  3. Como seu público gostaria de pagar por seus entregáveis?

Analisando essas questões, é possível identificar qual a melhor forma de gerar receita e valor para o seu negócio. Alguns dos principais modelos são:

  • E-commerces;
  • Aplicativos;
  • Marketplaces;
  • Pagamentos por uso;
  • Pagamentos por assinatura ou mensalidade;
  • Aluguéis, empréstimos ou licenciamentos;
  • Credit as a Service (CaaS).

Práticas para garantir a sustentabilidade com geração de valor

Quando falamos em geração de valor, isso significa pensar a geração de receita para além de questões meramente financeiras. Antes da pandemia, essa era uma ideia em ascensão, que acabou se tornando uma necessidade evidente com a atual crise.

O momento mostra que o “novo normal” está muito ligado às necessidades funcionais e emocionais das pessoas. Isso significa que, durante e após o isolamento social, as pessoas tenderão a prezar por aquilo que gera percepção de valor para elas, como:

  • Economia de tempo, simplificação, integração, conexão e redução de esforços, custos e riscos;
  • Redução das dificuldades do momento atual, acessibilidade e concessão de facilidades.

Pensando nisso, veja algumas formas de garantir a sustentabilidade na crise por meio da geração de receita e valor!

Comunicação humanizada

O difícil momento que estamos passando tem revelado a importância de pensar no fator humano. O cuidado com o bem-estar dos colaboradores, a escuta atenta aos clientes e parceiros, e a comunicação humanizada são alguns valores cada vez mais requisitados.

O trabalho remoto e a garantia de condições adequadas de saúde aos trabalhadores, em especial na quarentena, têm se mostrado ótimas formas de preservar o colaborador, reter o consumidor e manter os negócios com geração de receita mesmos em tempos como esses.

Amenização das dificuldades atuais

Outra forma de gerar receita e valor durante a crise é flexibilizar as regras de pagamento, prorrogar prazos e mobilizar a cadeia de valor para oferecer facilidades. Essas servem para amenizar as dores do contexto atual.

Uma atitude que muitas empresas têm adotado para superar os desafios atuais é reverter parte da produção para fabricar produtos de combate ao coronavírus, como álcool em gel, e investir na doação de equipamentos médicos, alimentos e produtos de higiene, entre outros.

Conectividade dos serviços

Também é crucial que as empresas facilitem a vida das pessoas através da experimentação do mundo virtual.

Isso pode ser feito, por exemplo, com a digitalização das operações financeiras, o uso de bancos digitais e a integração de ERPs a ecossistemas financeiros, que simplificam os processos de conectividade com a cadeia de valor e as instituições bancárias.

O resultado é a integração da cadeia de valor e, consequentemente, a redução de custos e o aumento da geração de receita da empresa.

Deseja agregar valor à gestão e oferecer um amplo ecossistema financeiro a seus clientes? Então, conheça a Hubly e mantenha um crescimento sustentável dos seus negócios!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *