Como a ‘internet das coisas’ vai mudar seu cotidiano em breve

Ainda não temos um aspirador de pó que converse com o sofá, ou aparelhos de som que te conhece o suficiente pra colocar sua música preferida quando você chegar em casa, mas saiba que uma grande revolução da tecnologia usada a nosso favor já começou e tem nome: internet das coisas (ou IoT, na sigla em inglês).

Por isso, não se assuste, dentro de alguns anos sua casa poderá ter mais de 100 dispositivos conectados e conversando entre si. Já se imaginou enviando um SMS para seu aspirador de pó pedindo que ele deixe sua casa limpinha após uns dias longe de casa, em viagem, por exemplo? Acredite isso já é possível nos Estados Unidos. E o melhor, você pode acompanhar tudo através da internet.

 

 

Quarto tecnológico - série Black Mirror

Quarto tecnológico – série Black Mirror

 

Esses dispositivos inteligentes, não só permitem receber e enviar avisos, como realizar atividades cotidianas. Até porque você que é uma pessoa muito ocupada, sempre esquece de verificar quais itens estão faltando na sua geladeira. Por exemplo, seu refrigerador vai fazer aquela listinha de compras, enviar uma mensagem ao supermercado, que entregaria tudo na sua casa, evitando frustrações e facilitando ainda mais sua vida.

Certo que você já percebeu que nos pedágios existem algumas baias em que o carro não precisa parar. Isso acontece porque foi instalado um dispositivo de pagamento eletrônico. Claro que para que isso funcione é preciso diminuir a velocidade e, quando o dispositivo instalado encontra com o do pedágio, a cancela levanta automaticamente. Esse é apenas um exemplo simples de como a Internet das Coisas já está presente nas nossas vidas e você nem tinha percebido.

Garanto que você não vê a hora de colocar todas suas “coisas” em prática não é? (onde “coisas” podem ser computadores, pessoas ou absolutamente qualquer objeto ou ser que esteja ligado em rede com o resto do mundo).

Bom, aqui no Brasil pode ser que a conexão entre as “coisas” ainda demore um pouco. O motivo? Não sei exatamente! Talvez seja a situação econômica ou pelo fato de ainda estarmos nos adaptando com essas novas tecnologias. Apesar de que, já existe há muito tempo, mas seu conceito está sendo estabelecido e aprofundado apenas agora.

O que podemos afirmar é que a Internet das coisas vai transformar a maneira como vivemos, nos relacionamos em sociedade, e principalmente nosso cotidiano. Portanto, se você ainda não está preparado para esse período de mudanças, é melhor começar a pensar a respeito.

Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz