Como o cenário atual impacta a digitalização dos produtos e serviços bancários?

Em todos os portes, segmentos e setores de empresas, podemos ver nos últimos anos uma intensa corrida pela transformação digital. Com o atual cenário da pandemia do coronavírus, a aceleração desse processo se tornou ainda mais urgente, principalmente em relação à digitalização dos produtos e serviços bancários.

Sendo assim, a combinação da pandemia com o novo perfil do consumidor tem mostrado, mais do que nunca, como as empresas precisam digitalizar seus processos. Logo, para os negócios que ainda não tinham se alertado para isso, o atual período tem sido como uma verdadeira preparação para o novo mundo pós-pandemia.

Pensando nesse cenário, vamos explicar, neste artigo, como a digitalização de processos, produtos e serviços bancários é fundamental para sua empresa atender melhor o cliente e, com isso, se manter forte no mercado mesmo durante a crise. Entenda a seguir!

Covid-19 e Economia Low Touch: entendendo o cenário atual

De acordo com um estudo realizado pelo Google e IAT (Integrated Analytical Team) sobre a pandemia do coronavírus, o atual cenário impacta toda a base da estrutura da sociedade.

Isso quer dizer que, ao afetar a pirâmide de necessidades do ser humano – necessidades funcionais, emocionais, aspiracionais e sociais –, a crise acarreta importantes mudanças comportamentais, como a demanda de serviços facilitados e mais ágeis, por exemplo.

Nesse sentido, as empresas precisam encontrar meios para facilitar a vida dos usuários. Como consequência disso, temos visto o aumento da virtualização de tarefas, como:

  • Reuniões online;
  • Entretenimento em plataformas virtuais;
  • Ensino e trabalho remoto;
  • Compras pela internet;
  • Transações bancárias digitais.

No campo financeiro, por exemplo, podemos ver como os bancos de varejo estão se preparando para o futuro. Mesmo antes da crise sanitária, a necessidade de reformular os negócios e digitalizar os produtos e serviços bancários já estava evidente.

Agora, com a pandemia, a sociedade se mostra ainda mais virtual: trata-se da Economia Low Touch. Com a necessidade de maior distanciamento social, a economia precisa reduzir os contatos físicos para respeitar as medidas de higiene e saúde.

Consequentemente, as empresas precisam repensar seus modelos de negócio, as formas de atendimento ao público e as opções de entrega de seus produtos e serviços. E a resposta para isso é a digitalização.

A importância da digitalização dos produtos e serviços bancários

Atualmente, muito além das tradicionais instituições bancárias, existem opções mais modernas e inovadoras para lidar com os produtos e serviços bancários.

Com as fintechs, os bancos digitais e as plataformas online de gestão financeira, sua empresa consegue melhorar os processos por meio de um ecossistema integrado e totalmente virtual.

Com os softwares financeiros, por exemplo, você pode usar um ambiente eletrônico para conectar todos os envolvidos nos processos financeiros, como bancos, adquirentes, fornecedores e clientes. Com diversas funcionalidades, é possível garantir ainda a integração de todos os processos, facilitando a gestão financeira.

Assim, você consegue estar em conformidade com as exigências da Economia Low Touch. Dessa forma, ao digitalizar seus produtos e serviços bancários, você melhora não apenas sua gestão, mas sobretudo oferece facilidades para seus clientes.

Mesmo com a amenização dos impactos diretos da pandemia, ainda não se sabe ao certo por quanto tempo seus efeitos continuarão afetando a vida das pessoas. O que é certo é que a situação tem criado novos comportamentos na sociedade.

Por isso, é fundamental que as empresas se adaptem a essas mudanças. Podemos até mesmo dizer que a pandemia é o momento para as empresas se prepararem para o futuro.

Como as empresas podem digitalizar seu financeiro

Com a nova maneira de viver imposta por esse período, os clientes estão adotando cada vez mais serviços online. Nesse contexto, cabe às empresas garantir a eles comodidade, facilidade, agilidade e segurança em relação aos produtos e serviços bancários.

Nesse sentido, vale destacar que a digitalização desses processos deve focar em conceitos como a boa experiência do cliente e a conveniência para os usuários. Por exemplo, ao implantar um sistema financeiro virtual integrado ao ERP da sua empresa, é possível facilitar serviços como:

  • Recebimento de extratos, com análise de saldos e geração de relatórios;
  • Automatização de processos de cobrança, arrecadação eletrônica e conciliação de cartões;
  • Automatização de pagamentos e geração de boletos, notas fiscais e comprovantes;
  • Envio, publicação, recebimento e confirmação de pedidos a fornecedores.

Com essas e outras funcionalidades, você agrega valor e melhora a experiência das empresas que utilizam o seu ERP e, ainda, traz mais praticidade para os consumidores finais.

O resultado é: você insere sua empresa na transformação digital e, ao mesmo tempo, atende às mudanças da nova era pós-pandemia. E mais: ao facilitar a vida dos clientes, você contribui para que o dinheiro continue circulando e evita impactos mais profundos na economia.Quer digitalizar os produtos e serviços bancários da sua empresa? Então, conheça a Hubly e mantenha um crescimento sustentável dos seus negócios!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *