Como otimizar o atendimento aos fornecedores e facilitar a gestão de compras?

A gestão de compras eficiente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio. Afinal, ela é responsável pelo bom andamento das operações e também pela qualidade dos produtos fornecidos ao consumidor final.

Se feita com estratégia, a gestão de compras pode trazer diversas vantagens, como:

  • Maior controle de estoque, evitando faltas ou desperdícios;
  • Redução de custos com compras desnecessárias;
  • Melhor aproveitamento dos recursos financeiros;
  • Otimização da relação entre a supply chain finance e o processo de compras;
  • Melhor relacionamento com os fornecedores;
  • Diminuição de perdas e erros a cada etapa;
  • Maior valor agregado à cadeia de suprimentos;
  • Maior nível de satisfação dos clientes.

Com tantos benefícios, podemos perceber a importância da gestão de compras para a melhoria dos resultados organizacionais.

Pensando nisso, veja algumas boas práticas que podem ser adotadas na sua empresa!

O papel da gestão de compras na otimização dos processos

A gestão de compras tem um papel estratégico: mais do que realizar aquisições, ela deve estar focada nos objetivos da empresa. Nesse sentido, ela deve otimizar os processos e trazer impactos positivos à cadeia de suprimentos. Assim, está diretamente ligada ao sucesso dos negócios.

Nesse contexto, é importante destacar também que a gestão de compras e estoque devem andar lado a lado. Afinal, uma empresa depende de um bom fluxo entre as partes.

Se a gestão de compras for inadequada, o estoque pode ficar em falta – o que prejudica as operações da empresa, gerando gastos e prejuízos financeiros. Por isso, é essencial que compras e estoque estejam bem alinhados e mantenham uma comunicação integrada.

Como implementar uma boa gestão de compras nos negócios?

Realize o planejamento de compras

Para fazer o planejamento de compras, é preciso conhecer as reais necessidades da sua empresa. Assim, você consegue prever o que é essencial.

É possível saber, por exemplo, qual produto a empresa vende mais ou tem maior consumo na produção, se os preços dos fornecedores mudam sazonalmente, qual é a melhor época para realizar aquisições, dentre outras informações. Ou seja, além de saber quais insumos é preciso comprar, você saberá o momento certo para isso.

Olhe para o processo de ponta a ponta

Para otimizar a gestão de compras, é preciso olhar toda a cadeia de suprimentos. Para isso, preste atenção ao ciclo de compras, que envolve tanto o estoque quanto o consumo em si.

Antes de realizar aquisições, analise o seu estoque e se ele já atingiu a quantidade mínima de produtos conforme a demanda da sua empresa. Além disso, verifique o fluxo de vendas, observando a demanda interna e externa; e delimite um volume máximo de produtos que precisam ser comprados.

Compare os preços e negocie ao máximo

A gestão de compras também tem um importante lugar na negociação com fornecedores. Para que isso seja feito de modo estratégico, faça uma boa cotação no mercado, compare preços, analise as condições de pagamento, certifique-se da qualidade dos produtos e verifique se os fornecedores atendem a todos os requisitos técnicos.

Tudo isso lhe dará maior poder de barganha, fazendo com que você alcance condições mais vantajosas com seus terceirizados.

Conte com parceiros estratégicos

Para garantir uma parceria estratégica, é preciso realizar uma boa seleção de fornecedores. A escolha deve ser criteriosa e estar alinhada com o seu planejamento de compras.

De acordo com as demandas da empresa, avalie questões como prazos de entrega e nível de confiança. Atendendo a esses requisitos, esses negócios serão parceiros estratégicos, capazes de garantir que o seu estoque esteja sempre equilibrado.

Faça o controle com um sistema de gestão

Para melhorar o relacionamento com seus fornecedores e facilitar a gestão de compras, é essencial contar com o auxílio de um sistema de gestão. Nesse sentido, o gerenciamento de contratos de fornecedores é essencial para assegurar que o acordo seja cumprido.

Como você pode ver, a implementação de todas essas ações em conjunto pode ser benéfica não só para o setor de compras, mas para a empresa como um todo.

Para quem deseja garantir essas melhorias em sua gestão, é fundamental contar com uma ferramenta de apoio. O AEN da Nexxera, por exemplo, une a gestão de compras à supply chain finance, integrando a empresa à sua cadeia de valor.

Também quer fazer parte do núcleo de clientes satisfeitos que realizam sua gestão de compras com a Nexxera? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso portal!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *