Como se destacar em um Marketplace

Não faz muito tempo em que a empresária Sylvia Design se destacava nos canais de oferta na TV fazendo o que poucos faziam: sendo irreverente. Entre milhares de chamadas promocionais vistas neste tipo de programação, a cearense teve a ideia de fazer diferente: vestir uma fantasia de mulher-gato e gritar, cantar, declamar as suas ofertas, com muita energia e pouco medo do risco. Deu certo. Quem a viu, não esquece.

sylvia-design

Sylvia Design – Foto Divulgação

Porém a feira mudou de endereço. Da TV para a internet, e hoje a tão acirrada disputa acontece nos marketplaces, ambientes online onde vários fabricantes, lojistas e distribuidores cadastram e vendem seus produtos em plataformas unificadas. Imagine esses espaços como um gigante shopping center virtual, muitas marcas, milhares de ofertas. Ainda vale uma fantasia sensual e divertida para chamar atenção?

Não se trata do couro ou dos saltos, a lição aprendida com a estrela das vendas é sobre criatividade e espontaneidade, características que podem e devem ser aplicadas na sua loja virtual, dentro de um marketplace. Reuni aqui algumas dicas testadas e validadas para ser notado com mais facilidade:

– Combine as características da sua oferta com as do marketplace: bem simples: atualmente existem várias opções de marketplaces disponíveis no mercado brasileiro, sendo muitas segmentadas por nichos. Dê uma pesquisada e veja onde está o seu público-alvo. Vale também avaliar o layout do site, como ele dispõe os produtos e as páginas internas para o vendedor.

– Trabalhe bem a descrição do seu produto: trabalhar com marketing é fazer um uso constante da empatia. Coloque-se no lugar do outro e pense: para achar a minha oferta, o que eu colocaria nos campos de busca do marketplace? Lembre-se que um título preciso e chamativo desperta atenção. Uma descrição bem bolada e detalhada evita que dúvidas fiquem no ar, o que aumenta consideravelmente as chances do consumidor de fechar a compra.

– Fique de olho nas regras do “Oferta em Destaque”: cada marketplace tem suas regras para definir quais serão as ofertas destacadas no dia. Em geral, é uma combinação de variáveis como preço, frete e avaliação dos compradores. Atente-se às diretrizes e planeje esforços para estar nessas posições de destaque.

– Trabalhe o pós-venda: a opinião real dos usuários é um fator muito levado em consideração na trajetória de consumo em e-commerces. Trabalhe a pós-venda em sua loja elaborando estímulos aos usuários que já efetivaram compras com você.

Por fim, vale lembrar que para se destacar não é preciso ser um inventor genial. Basta pensar em ações simples, e criativas, que transformam o cotidiano, despertando atenção de usuários que geralmente navegam em um mar de muita calmaria.

 

Tecnologia e inovação , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz