Como serão os ciberataques em 2017?

O ano está chegando ao fim e 2017 ainda é uma incógnita para todos nós. Mas é possível ter certeza de algumas coisas que irão acontecer, já que alguns fatos sempre se repetem. Por exemplo, podemos afirmar, com certeza, que ciberataques continuarão a acontecer em todo o mundo. Porém, uma vez que os criminosos estão sempre se reinventando e buscando novas maneiras de colocar em risco nossa segurança na internet, é bom ficar de olho nas tendências que os especialistas indicam como crescentes.

Relatório da McAfee Labs Intel Security aponta que o foco dos ataques no próximo ano devem ser os segmentos de computação em nuvem e internet das coisas (IoT). Um dos pontos abordados no estudo é a possibilidade de que malwares de IoT poderão acessar dispositivos e eletrodomésticos de casas conectadas e permanecer por lá sem ser detectados por vários anos. Além disso, é possível que, usando softwares em execução em computadores, hackers consigam sequestrar drones (o chamado “dronejacking”) e usá-los para as mais diversas finalidades criminosas ou de hacktivismo. Esses são apenas alguns exemplos de como a IoT está transformando diversos setores do mercado, inclusive o de cibercrimes.

ciberataque

Para quem trabalha com marketing digital, é importante estar atento a anúncios falsos e likes comprados. Existe potencial para que este tipo de fraude cresça, comprometendo a reputação das empresas afetadas. Já na área de mobilidade, espera-se que os ataques passem a combinar o bloqueio de dispositivos móveis ao roubo de credenciais, o que irá permitir que os criminosos acessem com mais facilidade dados como contas bancárias e cartões de crédito.

Mas não é só de más notícias que o relatório é feito. Segundo a McAfee, há uma tendência para que os ataques de ransomware (bloqueio de dados que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário) sofram uma queda em volume e eficácia na segunda metade do ano. O estudo também aponta que, graças ao compartilhamento de informações sobre as ameaças virtuais, o setor de segurança da informação tende a progredir bastante em 2017.

Ter acesso à informação é o primeiro passo para prevenir ataques e fraudes.

 

O relatório completo está disponível para consulta neste link.

Tecnologia e inovação , , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como serão os ciberataques em 2017?"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Como serão os ciberataques em 2017? […]

wpDiscuz