Conciliação de cartões: seus recebíveis sem transtornos!
Ferramenta fundamental para o controle financeiro de sua empresa, a conciliação de cartões evita divergências. Mas, é preciso entender como utilizá-la. Uma facilidade tanto para quem compra quanto para quem vende, os cartões de débito e crédito dominam cada vez mais os meios de pagamento. E, por isto, eles tornam obrigatório a quem oferece este serviço um sistema de gestão confiável.
Este crescente aumento nas vendas faz com que cada vez mais empresas utilizem a conciliação de cartões. A ideia é saber se a operação foi feita corretamente e se foi paga pela operadora de cartão. Para quem utiliza mais de uma bandeira, esta checagem é fundamental para a saúde financeira da empresa.
Formas de utilizar a conciliação de cartões
Para ter um melhor aproveitamento sobre as formas de utilizar a conciliação de cartões, separamos esclarecimentos que vão desde a conferência de taxas e serviços, cancelamentos e controle de fraudes. Também falamos sobre como é possível ter antecipação de sustos, além de ganhar tempo e dinheiro.
Conferência de taxas e serviços
Ao firmar contrato com a operadora, você paga uma determinada taxa sobre as vendas que muitas vezes nem é conferida ao longo do tempo. Saber se você está pagando exatamente o que foi acordado – nada a mais nem a menos – é uma das principais funcionalidades da conciliação. E se você vende com cartão, também utiliza um POS (point of sale, ou ponto de venda, em português), pelo qual você paga um aluguel todo mês. E saber se o custo da maquininha está correto também faz parte de um bom gerenciamento.
Cancelamentos
Uma venda que não foi devidamente estornada é dor de cabeça na certa para o empresário. Vai que, no meio de tantas transações, uma delas foi cobrada de um cliente que cancelou a compra? O risco de uma ação de indenização – e toda a preocupação e o tempo que isso envolve – já vale o investimento em um sistema que informe corretamente que determinada transação foi efetivamente cancelada.
Controle de fraudes (chargeback)
Um pesadelo para quem vende no cartão, o chargeback é uma transação que é fechada. Mas, por algum motivo de fraude, não é reconhecida pela operadora, o que acaba deixando o varejista no prejuízo. Por isso, ter à disposição um serviço que ajude a controlar os valores reembolsáveis e as perdas efetivas é mais uma forma do empresário ‘enxergar’ os principais problemas e reduzir perdas.
Antecipação sem sustos
Para quem costuma lidar com antecipação dos recebíveis, nunca é demais checar corretamente as taxas e datas acordadas neste tipo de transação. Pela falta de um controle, o gestor pode levar alguns sustos. E até perder tempo até conferir os valores em uma conciliação. Também é importante lembrar que a antecipação não deve ser uma prática recorrente, pois o que está pagando as contas hoje pode faltar no caixa no fim do mês. Uma gestão correta na antecipação de recebíveis ajuda a entender o quanto isso impacta nas contas e evitar uma bola de neve.
Ganho de tempo e, claro, de dinheiro
Um controle automatizado das conciliações garante ao empresário aquilo que ele mais precisa: tempo – e, por consequência, dinheiro. Se você for fazer a comparação manual de todas as transações, certamente faltarão algumas horas no seu dia. Sem falar que o gerenciamento da empresa se tornará um pesadelo. Por isso, uma saída é trabalhar com uma solução web que ajude a agilizar estes comparativos. Além de dar mais tempo para cuidar daquilo que é realmente estratégico na empresa.
Comments (2)
Srs. (a)Boa tarde
Tudo neste post é bem verdade, e é algo que eu gostaria de gerenciar aqui onde trabalho. temos um software usado tanto para as vendas de produtos (que acaba registrando os cartões) quanto pra a movimentação financeira.
Devido a má definição de taxas , e alguns erros de digitação de funcionários, nós procuramos controlar nossas vendas em cartão , medindo taxas e valors antecipados.
Como disse o post descreve bem a minha realidade, mas ainda não encontrei uma solução para o problema.
vcs conhecem alguma fonte para estudo mais aprofundado destes recebíveis?
Olá Rafael, tudo bem?
Você já viu o nosso post sobre Gestão de cartões no varejo? Dê uma olhada no link: https://blog.nexxera.com/gestao-de-cartoes-no-varejo/
O site da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços é outra referência, lá possui muitos artigos interessantes para consulta, assim como alguns indicadores que você encontra neste link –> http://www.abecs.org.br/indicadores-de-mercado
Caso você tenha necessidade de uma solução para Gestão de Cartões, saiba que a Nexxera possui uma solução completa que proporciona para sua empresa uma visão global e precisa da posição financeira de seus recebíveis, gerando relatórios, melhorando o fluxo de caixa e reduzindo as perdas com operadoras. Quer conhecer mais sobre a solução? Entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudá-lo! 🙂