Confira os números do mercado de cartões no Brasil

Segundo a ABECS, no primeiro semestre de 2016 foram registrados quase 300 milhões de cartões em circulação no país, entre cartões de débito, crédito e private label – aqueles que são emitidos por grandes varejos, representando um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2015. O maior destaque é para o crescimento dos cartões de débito, que registrou 28% de aumento. Já os cartões de crédito, registraram a menor taxa de crescimento entre os cartões, com 10%.

Não é a toa que no Brasil foram gastos R$ 546 bilhões em compras em cartões, apenas nos seis primeiros meses de 2016, sendo que mais de 60% desse valor somente no uso de crédito. O modelo de consumo está mudando nas famílias brasileiras, já que as compras com esse tipo de pagamento podem chegar a 28,5% nos lares do país. A associação ainda informa que a população tem substituído o cheque e o dinheiro pelos cartões.

O crescimento no uso de cartões é justificável por ser um meio de pagamento seguro e eficiente tanto para o cliente, quanto para o lojista. Em especial o cartão de crédito, que ainda permite a inclusão financeira, movimentando ainda mais o comércio brasileiro, com a possibilidade das compras parceladas sem juros. Ainda de acordo com a ABECS, as compras com cartões de crédito em e-commerce correspondem por quase 20% de todo o volume transacionado nesta modalidade de pagamento.

 

Mas como o estabelecimento que aceita essa forma de pagamento precisa estar preparado?

 

Quando o volume de vendas aumenta, é necessário aumentar também o controle de todo o dinheiro que entra no caixa. Com a venda de cartões, não basta apenas controlar o valor de entrada, é preciso saber se foi venda débito ou crédito, à vista ou parcelada, se houve algum cancelamento, se as taxas com as operadoras estão aplicadas de acordo com o contrato, etc. São inúmeras variáveis que podem afetar o fluxo de caixa de qualquer estabelecimento, se não houver uma conciliação automática para agilizar e dar assertividade ao processo.

 

Baixe o nosso e-book exclusivo e entenda mais sobre conciliações automáticas

 

e-book

Meios Eletrônicos de Pagamento, Soluções Financeiras 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz