Contas a pagar: tecnologia pode ajudar a reduzir custos?

Para reduzir custos, as empresas têm procurado alternativas de se relacionar com seus fornecedores de forma mais eficaz. Trata-se do uso de soluções tecnológicas que se encarregam do contas a pagar. Ou seja,  débitos com stakeholders, despesas fixas/mensais como luz, água e internet ou eventuais.

Programar os pagamentos de diversos CNPJ´s e de diversos bancos em ambiente único traz economia de tempo e dinheiro. Isto porque diminui o retrabalho e automatiza o processo de forma digital/eletrônica.

Feito assim, possibilita o gerenciamento das contas da empresa e processamento dos pagamentos de salários e fornecedores por meio da troca eletrônica de dados.

Nesse modelo, é possível realizar diversas formas de pagamento: TED, DOC, boletos de cobrança, DDA e transferência entre contas por exemplo.

Há relação entre contas a pagar e economia?

Outra forma de economia é o meio de se comunicar com seu fornecedor. Através do uso de portais, o credor insere as informações neste ambiente e publica para o fornecedor. Ele acessa o ambiente com seu login e senha e consegue visualizar de forma rápida e objetiva todas as transações e datas de recebimento com transparência.

Nós falamos com frequência aqui no blog da Nexxera sobre a cultura paperless, que avança cada vez mais no ambiente empresarial. Esse comportamento, além de ambientalmente sustentável, também é um dos responsáveis pela redução de custos no pagamento a fornecedores. Ao utilizar um software para gestão de pagamentos, é possível ajustar a compensação automática para pagar os fornecedores.

Menos papel, mais economia!

Tudo isso contribui para reduzir ou eliminar a impressão de cheques, envio e manuseio desse material, que também apresenta riscos. Também é válido destacar a minimização de erros proporcionada pelo uso desse tipo de ferramenta de gestão. No banco de dados criado, é quase impossível que haja a duplicação de pagamentos, por exemplo. Também é permitido cadastrar mais de um pagamento ao mesmo recebedor.

Nesse sentido, há um maior controle com a possibilidade de cadastrar e gerenciar esses fornecedores. E, mesmo que algum problema seja verificado, o software é capaz de emitir um alerta ao gestor. Portanto, a segurança é garantida em toda transação.

Mais vantagens tecnológicas

A otimização de recursos no pagamento a fornecedores também pode ser observada na possibilidade de automatização do processo. Dessa forma, elimina-se a transação manual, que exige tempo e dedicação de alguns funcionários.

Com o uso de soluções tecnológicas voltadas às finanças da sua empresa, esses colaboradores podem agendar os processos e realizar outras demandas que exijam mais tempo. E, ainda que haja a necessidade de realizar o acompanhamento das transações, elas serão essencialmente eletrônicas em detrimento às pilhas de papel que caracterizavam o cenário anterior.

Relatórios estratégicos

Por fim, tem-se a possibilidade de dar início a uma gestão com perfil mais estratégico. Soluções tecnológicas financeiras que aprimoram o pagamento a fornecedores são capazes de emitir relatórios gerenciais valiosos ao gestor. Esse documento costuma gerar valor à empresa, uma vez que aponta dados, possibilidades e entraves.

Com isso em mãos, tem-se uma tomada de decisão mais embasada. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo.

Soluções Financeiras, Tecnologia e inovação , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *