Contratos eletrônicos: o que é preciso para fazê-los

Conheça as vantagens e os pré-requisitos para usar contratos eletrônicos na sua empresa e gerar mais agilidade, segurança e economia nas relações com clientes contratos_eletronicosAs assinaturas digitais e o envio de arquivos pela internet facilitaram a vida dos empresários. Afinal, você não precisa mais ir até o órgão responsável para gerar uma documentação – basta acessar um site e a informação estará disponível para download. Essas novas tecnologias influenciam, inclusive, as relações comerciais, acelerando processos que poderiam levar dias. Um dos exemplos mais claros é a criação dos contratos eletrônicos, que podem ser usados em boa parte das empresas. Nesse texto, explicaremos como é possível usar essas soluções e quais benefícios elas podem trazer para sua instituição. Contratos eletrônicos não diferem muito dos documentos tradicionais. Ele tem validade jurídica similar aos contratos de papel – o que muda aqui é o suporte. Esse tipo de documentação não precisa ser impressa e assinada, já que todo o processo é feito de forma digital, desde a autenticação até a assinatura e o posterior armazenamento. Para criar e assinar contratos eletrônicos, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Empresas que desejam criar contratos digitais precisam contratar plataforma ou softwares especiais para gerar esses arquivos de forma segura e que garantem a autenticidade. Todo o processo é realizado por meio digital e, ao final, os dados podem ser armazenados em um PC, ou banco de dados. É importante destacar que só terão validade jurídica os contratos eletrônicos que seguirem esses pré-requisitos. E o que a sua empresa ganha com a assinatura de contratos eletrônicos? Separamos alguns benefícios para a sua instituição:

  • Rapidez: contratos eletrônicos podem ser redigidos e assinados pela internet, a qualquer hora e de qualquer lugar. Dessa forma, não é preciso levar um documento para lá ou para cá, evitando a perda de tempo e acelerando o processo.
  • Segurança: informação é um dos bens mais valiosos de uma organização. É importante lembrar que os contratos digitais são criptografados, ou seja, travados de forma que somente os signatários possam acessar o conteúdo do documento. O armazenamento deles também é seguro – se você tiver uma política consistente de backups, as informações não vão se perder.
  • Evita fraudes: contratos e documentos digitais têm validade jurídica. Isso ocorre porque esses sistemas contam com dispositivos que evitam fraudes e erros na redação dos documentos. A assinatura eletrônica descrita ali corresponde a quem deveria assiná-lo.
  • Gera economia de recursos: impressão de centenas de páginas, serviços de postagem, transporte e armazenamento de documentos deixam de existir quando os contratos são emitidos de forma digital.
  • Facilita a localização: presentes em empresas que ainda não adotaram tecnologias digitais, os papeis empilhados não são a forma mais organizada de se armazenar um documento. Se você conta com contratos eletrônicos, não terá esse problema: como todo documento digital, ele contém dados que são facilmente localizáveis com uma busca.
Grupo Nexxera , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz