Gerir suas as contas de uma maneira eficiente pode evitar dores de cabeça no futuro. Pensando, manter o controle de inadimplência garante uma gestão de contas assertiva e eficiente.

Falar de inadimplência talvez seja um dos temas mais delicados no mundo dos negócios, uma vez que ninguém quer, de fato, alcançar essa condição.

Uma vez inadimplente, é muito difícil uma empresa conseguir concretizar novas parcerias, uma vez que, teoricamente, ela não se mostrou capaz de cumprir suas obrigações financeiras.

Leia mais sobre: Como a oferta de antecipação de recebíveis pode favorecer o crescimento.

A inadimplência brasileira

A situação é grave. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Serasa Experian, no mês de abril de 2022 mais de 6 milhões de empresas brasileiras apresentavam algum grau de inadimplência – e a tendência é que esse número aumente com o tempo, como pode ser observado no gráfico a seguir:

Leia mais sobre: Inadimplência atinge 6,1 milhões de empresas em abril.

Qual o cenário em que vivemos para o controle de inadimplência?

  • O setor de serviços representa 52,5% das empresas inadimplentes – ou seja, mais de 3,2 milhões de organizações;
  • Já o comércio ocupa uma fatia de 38,2% – ou mais de 2,3 milhões – do total de empresas inadimplentes;
  • Finalmente, as indústrias são 7,9% do total de empresas inadimplentes – ou um pouco mais de 480 mil organizações desse setor.

Quando se pensa no porte de tais empresas, os números são ainda mais alarmantes. Nada menos que 90,18% – ou cerca de 5,5 milhões de organizações – atuam sob o regime MPE (isto é, micro e pequenas empresas), que tem receita bruta entre 360 mil reais e 4,8 milhões de reais.

Este setor representa mais de ¼ do PIB produzido no país, o que demonstra sua grande importância na manutenção da estabilidade econômica brasileira.

Como entender essa realidade para controlar sua inadimplência?

Alguns fatores podem explicar tais números. O principal deles é justamente o cenário de instabilidade econômica ocorrida nos últimos anos, que foi causada – entre outros fatores – pelo aumento contínuo dos juros desde o início do ano de 2021, como medida de controle da inflação.

O gráfico abaixo demonstra o aumento da Taxa Selic nos últimos dois anos.

Acesse em: Taxa básica de juros definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Essa instabilidade leva a duas consequências principais para as empresas:

  • Encarecimento de insumos e de condições favoráveis de crédito;
  • Abalo da confiança financeira do consumidor (que utiliza seu diheiro para suprir necessidades básicas como alimentação, energia e saúde).

Neste cenário tão complexo, é importante dar um passo atrás e pensar de maneira estratégica.

Realizar uma gestão de contas a receber de maneira eficiente é uma das principais maneiras de manter um controle de inadimplência e evitar problemas futuros para a empresa.

Entenda seu caixa para ter um controle de inadimplência assertivo

“O que não não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Essa célebre frase do consultor Edward Deming pode ter sido falada a mais de cinquenta anos, mas continua mais atual que nunca.

E de fato, o mundo moderno caminha a passos largos para que isso torne-se uma prática cada vez mais comum.

Com um números de dados cada vez maior podendo ser gerado a cada processo implementado dentro de uma organização, a interpretação correta pode fazer a diferença no momento de uma tomada de decisão.

Na gestão de contas a receber, isso também mostra-se verdadeiro.

Leia mais sobre: Como fazer a gestão digital do contas a receber da sua empresa?

Quais práticas manter para controlar sua inadimplência?

Organize um sistema de gestão para as contas a receber

Apesar do nome parecer complexo, sua finalidade é bem simples: saber exatamente qual é a data e qual o valor a ser recebido por cada cliente atendido.

Com essas poucas informações, já é possível ter uma clareza do volume de dinheiro a ser recebido em determinado mês – e, como consequência, ter uma ideia de como funcionará seu fluxo de caixa.

Entenda os diferentes perfis de clientes

Quando o assunto são finanças, cada cliente carrega consigo uma série de crenças relacionadas ao dinheiro.

Entenda como isso influencia seus comportamentos e se anticipe aos movimentos, enviando lembretes alguns dias antes para aqueles clientes que sempre deixam para realizar seus pagamentos de última hora.

Faça a cobrança de potencias clientes que podem causar algum problema

A cultura brasileira pode até achar algo “feio”, mas cobrar algo que não foi feito é, na realidade, questão de justiça. Se a sua empresa prestou um serviço ou vendeu um produto,nada mais justo do que receber por isso.

Lembre-se que, muitas vezes, os clientes podem não ter realizado o pagamento por simples esquecimento, e não necessariamente por má-fé.

Negocie quando possível

Quando a inadimplência já é uma realidade para seu cliente – o que pode afetar diretamente o financeiro da sua empresa – uma das saídas é negociar a dívida em questão. Deve-se sempre procurar uma relação ganha-ganha (isto é, um acordo que seja interessante para ambas as partes interessadas).

Entre as opções, pode-se citar a mudança de forma de pagamento, reparcelamento da dívida, congelamento de juros ou até mesmo redução no valor total da dívida.

Aposte na diversidade de modos de pagamento

Aqui, a abundância é a palavra-chave. Quanto mais opções forem oferecidas aos clientes, mais confortável ele irá se sentir para realizar – e honrar – suas compras.

No caso de valores altos, uma boa opção é o parcelamento via cartão de crédito, que oferece facilidades tanto para quem compra quanto para quem recebe.

Ofereça vantagens para clientes que realizarem o pagamento antecipado

O melhor dinheiro é aquele que será recebido no ato da compra. Assim, busque oferecer benefícios – tais como um pequeno desconto ou algum tipo de brinde – para quem se propuser a pagar imediatamente pode ser um excelente incentivo, e ainda apoia o financeiro da sua empresa.

Conte com a Nexxera

Há mais de 30 anos, a Nexxera investe e desenvolve tecnologias capazes de automatizar processos e apoiar a gestão financeira e mercantil de pequenas, médias e grandes empresas.

Conectamos empresas, bancos e adquirentes por meio de plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança, recebimentos, acesso a crédito inteligente e tecnologias de relacionamento com fornecedores .

Continue acompanhando nosso blog e conheça o Hubly, nossa plataforma multibancos de gestão financeira e mercantil.

Com a Nexxera, você encontra a solução que conecta a sua empresa a todo o ecossistema financeiro (bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs)!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.