O supply chain (ou “cadeia de suprimentos”, em uma tradução livre) ocupa lugar de destaque entre os principais processos e mecanismos de sustentação de uma empresa. De forma resumida, trata-se da relação com os fornecedores para que a produção e a distribuição de um produto ocorra. Essa relação envolve todos os processos logísticos, iniciando pela matéria-prima, passando pela fabricação até a entrega do produto ao cliente final.

Mas e quando faltam recursos para financiar e otimizar essa cadeia de suprimentos? É neste momento que entra em cena o conceito defendido e praticado pela empresa Nexxera: o finance aliado ao supply chain. Temos então o Finance & Supply Chain, processo que também integra toda a cadeia produtiva com seus fornecedores, mas sob a ótica financeira. Dessa forma, o FSC facilita e apoia transações na cadeia de suprimentos, reduz custos e otimiza recursos. Confira alguns objetivos:

  • Obtenção de recursos
  • Mitigação de riscos
  • Otimização do capital de giro
  • Aumento de capital
  • Redução de dívidas

Pense na seguinte situação: De um lado, o fornecedor, que precisa receber rápido. De outro, o comprador, que pede maiores prazos para melhorar seu fluxo de caixa. Nessa negociação, o Finance & Supply Chain busca melhorar as condições para os dois personagens, em um processo cujo resultado é sempre o “ganha/ganha”.

Vantagens do Finance & Supply Chain Nexxera

Previsibilidade de caixa

Saber o que entra e o que sai; quando entra e quando sai do caixa permite a realização de projeções e faz com que você tome decisões levando em conta o custo de oportunidade, sem necessariamente impactar a saúde financeira da empresa. Por exemplo: compro mais produtos? Faço uma campanha de Marketing? Basta consultar os dados.

Aumento de fluxo de caixa

Esse resultado é alcançado a partir do controle preciso do fluxo de caixa e também permite projetar o saldo disponível, de forma que sempre haja capital de giro, seja para realizar aplicações ou eventuais gastos. Lembre-se de que um saldo positivo de caixa não significa necessariamente lucro nas atividades operacionais da empresa. 

Melhor gerenciamento do contas a receber 

Ajuda na identificação de despesas desnecessárias a partir da obtenção de dados como descontos concedidos, quais clientes pagam em dia, data de recebimento de valores, entre outras informações importantes para a tomada de decisão. Como consequência dessa organização, há melhora do lucro da empresa.

Diminuição do ciclo financeiro 

Também chamado de ciclo de caixa, resulta na diminuição do tempo entre o pagamento dos fornecedores e o recebimento pelas vendas. Além disso, o entendimento do ciclo mostra qual a real necessidade de capital de giro para que a empresa esteja em atividade sem precisar de empréstimos até que receba os pagamentos sobre as vendas.

Agora que você já sabe o que é Finance & Supply Chain, é possível notar a importância de poder contar com um sistema de conexão eficiente, que garanta a interligação entre sua empresa e seus fornecedores, fabricantes, distribuidores e demais envolvidos na cadeia de suprimentos.

Por meio do ecossistema financeiro digital Hubly, é possível promover um ambiente em que estejam disponíveis todas as soluções financeiras de que o seu negócio precisa. Com o Hubly, sua empresa realiza pagamentos e cobranças, faz antecipações, gera extratos de todas as contas, faz a conciliação de cartões e ainda conta com a opção de contratar crédito.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.