Dicas para vender mais na Olimpíada Rio 2016

Não podemos negar que um evento esportivo traz muitos benefícios para a comunidade em que é realizado, a Olimpíada 2016, que ainda nem começou, já prevê números positivos para o Rio de Janeiro e também para o Brasil. O Parque Olímpico na Barra da Tijuca irá se transformar em um parque compartilhado por estudantes e atletas, por exemplo. Sem contar a melhora no transporte público e o grande número de turistas que estão chegando à cidade e irão movimentar a rede hoteleira e o comércio local.

Pela primeira vez na história, a competição será realizada na América do Sul. Ao todo, o Rio de Janeiro receberá mais de 10 mil atletas de 206 países, competindo em 42 modalidades de esporte e 306 provas. Segundo a Riotur, estima-se que a cidade receberá para os Jogos Olímpicos aproximadamente 650 mil turistas brasileiros e 350 mil estrangeiros, com expectativas de movimentar mais de US$ 1 bilhão no país durante o mês de agosto. Não há dúvidas de que são números muito animadores para todo o comércio da cidade, que não vive o seu melhor momento.

De acordo com o CDLRio, o movimento do varejo na cidade caiu em torno de 3,5% em junho de 2016 em comparação ao ano passado, se consolidando o pior mês dos últimos 10 anos. Seguindo o mesmo caminho, a inadimplência cresceu 2,1% também em junho, sendo a maior dos últimos quatro anos. Porém, os lojistas da capital fluminense estão bastante otimistas com os turistas que chegarão ao Rio para as Olimpíadas.  Acredita-se ainda, que conforme o Brasil for avançando na competição, as vendas também aumentem, representando até 5% de melhora no faturamento.

De acordo com o Sebrae, todos esses números positivos que a Olimpíada traz à cidade se transformam em grandes oportunidades para empresas que serão impactadas com esse movimento turístico no Rio de Janeiro.

Abaixo, compartilhamos as 5 dicas do Sebrae, publicadas originalmente no site Papo de Especialista, para estar preparado e alavancar os negócios durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016:

 

  • Adequação aos turistas estrangeiros: esteja preparado para atender em diferentes línguas, com pessoas que falam outros idiomas e cardápios adaptados, por exemplo.
  • Relacionamento online: esteja presente em redes sociais, para agilizar o atendimento aos seus clientes.
  • Design como diferencial: reavalie seu site e sua marca, eles precisam passar a mensagem que você quer e também, para se destacar diante de seus concorrentes.
  • Diversificação dos canais de venda: busque plataformas diferenciadas para atender seus clientes, como sites de compartilhamento e de recomendações.
  • Responsabilidade socioambiental: se seu empreendimento realiza ações sociais e ambientais, divulgue! Se não, comece a realizá-las. Prefira também ter fornecedores engajados socialmente e ambientalmente.

 

Então, esteja preparado para as oportunidades que surgirão na Olimpíada do Rio 2016!

Empreendedorismo, Micro e pequeno Negócios , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz