O EDI (Electronic Data Interchange) é a troca eletrônica de dados entre duas ou mais empresas e instituições feitas através de um sistema.
EDI é a sigla em inglês para Electronic Data Interchange, que nada mais é que Troca Eletrônica de Dados, também muito conhecida em português como Conectividade. Ou seja, É o tráfego de arquivos bancários entre as empresas, fornecedores, clientes e bancos.
Benefícios do EDI
O intercâmbio eletrônico de dados facilita a comunicação entre todos os parceiros de negócios, mas vale destacar que não estamos falando apenas das grandes empresas ou segmentos específicos! Além disso, a tecnologia EDI é válido para as empresas que desejam estar mais próximas de todos os seus relacionamentos.
Ideal para empresas que buscam aumentar a velocidade do tráfego de informações, de forma segura e que permita rastreabilidade.
A adoção do EDI tem ganhado projeção, justamente, por causa dos benefícios que oferece. A seguir, veja alguns benefícios de destaque!
- Agilidade no processo
- Comunicação ágil
- Automação de tarefas
- Eliminação de erros
- Economia operacional
Mas como utilizar a conectividade a favor do crescimento empresarial?
É necessário entender que apesar de contratar um fornecedor da tecnologia, a conectividade é algo invisível na rotina da sua empresa. Ela atuará totalmente por trás do seu ERP (sigla em inglês para Planejamento dos Recursos da Empresa) fazendo o “leva e traz” de informações sem que você a perceba de fato, apenas notará a melhora nas suas rotinas, redução de custos operacionais e ganho de tempo, pois os processos deixam de ser manuais.
A sua equipe (ou você mesmo!) deixará de se preocupar tanto com a realização de algumas tarefas e poderá se dedicar a atividades de gestão
EDI afeta quem?
Deixando mais claro, a conectividade irá afetar principalmente a área de contas a receber e a pagar da empresa. Arquivos de pagamento, saldo de contas, lançamentos e até agendamentos ganham um novo papel na rotina, facilitando o trabalho de quem deveria entrar em todos os sites dos bancos e inserir as informações de forma manual e individualmente no ERP.
Alguns exemplos de uso de EDI na rotina de trabalho:
- Envio de boletos de cobrança;
- Envio de pagamentos;
- Retorno de comprovantes;
- Compartilhamento de arquivos fiscais de transporte;
- Extrato bancário;
- Arrecadação entre outros;
A conectividade cria um ambiente totalmente seguro para transacionar os arquivos, não há necessidade de se preocupar com vazamentos de informações e ainda, algumas ferramentas possibilitam a geração de relatórios com demonstrativos de entregas e possíveis erros. Desta forma, toda a integração entre a empresa e seus parceiros de negócios estará protegida e ganhará muita agilidade.
Como a Nexxera pode facilitar esse processo?
Temos um produto chamado: O Skyline – solução no modelo EDI Cloud – que permite alto grau de portabilidade, proporcionando segurança e eficiência no intercâmbio eletrônico de documentos em todas as plataformas em que ele atua.
Quando você colocar na ponta do lápis, o tempo economizado com a automatização do administrativo e financeiro, começará a entender o quanto o Skyline está te ajudando. Não perca tempo, conecte sua empresa a essa rede que só traz vantagens!
Continue nos acompanhando por aqui e fique por dentro das novidades!