Educação empreendedora: conheça o projeto Conexxão Jovem

O Conexxão Jovem é um programa de educação empreendedora de impacto voltado à rede municipal de ensino de Florianópolis. Idealizado e desenvolvido pelo Instituto Nexxera, o Connexxão Jovem abrange estudantes com idades entre 12 e 14 anos do Ensino Fundamental II.

Educação Empreendedora

Neste semestre, o programa prossegue em três unidades públicas de ensino de Florianópolis. Dentro dessa proposta, o desafio é proporcionar uma chance aos adolescentes para desenvolver a capacidade de transformar o modo de empreender e gerar oportunidades por meio do impacto social.

Cinco alunos da rede pública de Florianópolis trouxeram ideias, num esforço de resolver os problemas dentro de suas próprias escolas. Entre essas propostas, estão iniciativas na área de comportamento, como o combate ao bulliyng, além de debates sobre racismo e depressão. Existem ainda projetos de coleta da água de chuva, ou mesmo de uso de aplicativo para facilitar o acesso às informações sobre as atividades escolares. Na área de cultura, existe a ideia de criar uma rádio interna de incentivo à leitura. É a educação empreendedora sendo incentivada através de problemas conhecidos pelos estudantes.

O desafio

Apesar de muito jovens, eles decidiram participar, como gente grande, de um desafio lançado em três unidades de ensino da capital catarinense. O objetivo do desafio foi estimular atitudes empreendedoras nos estudantes de regiões vulneráveis da cidade. Ao longo do primeiro semestre, essa ação foi realizada nas escolas municipais Intendente Aricomedes da Silva, Almirante Carvalhal e Virgílio Várzea.

Vencedores do desafio

Cinco jovens foram os grandes vencedores do primeiro semestre do prêmio. Eles foram selecionados dentro de um total de 20 projetos escolhidos para participarem do programa. Como prêmio, o grupo viajou a São Paulo no dia 12 de setembro para conhecer alguns dos principais ambientes de empreendedorismo e inovação do país. Imagine conhecer a filial da Nexxera, Creditas, Facebook e Inovabra!

Os vencedores foram os estudantes Adauan Dauto Raimundo Pereira, Yasmin Fernanda Rocha dos Santos, Nathan Damian Vasconcelos, Yasmin Suzuki de Oliveira, Angélica da Gama Bornelli.

Veja como foi essa viagem pela inovação em SP:

As suas propostas foram já foram apresentadas às suas respectivas escolas. Acompanha aqui no blog  a história individual de cada um dos estudantes vencedores.

Comportamento, Empreendedorismo, Grupo Nexxera, Sustentabilidade, Tecnologia e inovação , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz