4 dicas incríveis para alcançar a eficiência financeira

eficiencia-financeira

A partir da década de 1990, com a popularização da internet para fins comerciais, o comércio internacional se estabeleceu no Brasil. Isso aumentou a concorrência entre as empresas e a eficiência financeira passou a ser cada vez mais necessária.

De acordo com um estudo publicado na revista Unar, os gestores, hoje em dia, necessitam ter saberes nas áreas de administração, contabilidade e economia para que as decisões sejam tomadas de forma eficiente e eficaz.

A eficiência financeira se destaca nesse sentido e é sobre isso que falaremos neste post. Siga a leitura e entenda mais sobre o assunto, bem como acompanha dicas para ter sucesso no seu negócio!

Entenda o que é a eficiência financeira

A eficiência financeira pode ser definida como a preocupação que uma empresa tem para atingir os seus objetivos, da forma mais econômica possível. Assim, se garante que as operações sejam otimizadas e que os recursos sejam explorados de forma correta.

Para saber se uma empresa tem uma boa financeira, é preciso que uma série de indicadores sejam analisados, tais como:

  • lucratividade;
  • margem de contribuição;
  • ticket médio das vendas;
  • retorno sobre o ativo (ROA);
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • retorno sobre o patrimônio líquido (ROE);
  • entre outros.

Veja 4 dicas incríveis para ter uma boa eficiência financeira

Agora que você já sabe o que é e como analisar se a sua empresa tem eficiência financeira, deve estar se perguntando sobre o que deve ser feito pra que ela se efetive, não é mesmo?

Para ajudá-lo, listamos 4 dicas incríveis, que impulsionarão o seu negócio e farão com que ele tenha uma boa eficiência financeira. Acompanhe!

1 . Dê atenção para o fluxo de caixa

Isso pode parecer básico, mas muitas empresas pecam por não fazerem uma boa administração do fluxo de caixa. É preciso que todas as despesas e receitas sejam listadas corretamente, para que se tenha um real conhecimento sobre o dinheiro que entra e que sai da companhia.

Nesse sentido, ter um software de gestão é uma boa alternativa para que o ciclo financeiro da empresa seja automatizado e tudo seja registrado corretamente, sem que erros ocorram.

2. Tenha um planejamento estratégico

Todas as ações desenvolvidas pela empresa precisam ser planejadas antecipadamente e ter uma verba destinada para sua realização. Apenas dessa maneira será possível que a companhia mensure resultados e possa verificar se tem eficiência financeira.

Caso uma ação não cumpra os objetivos planejados, é preciso revê-la ou abandoná-la. Dessa maneira, sua empresa não gasta com investimentos que trazem poucos resultados e passa a ser mais saudável financeiramente.

3. Faça projeções de resultados

Com base nas informações do seu fluxo de caixa, faça projeções de resultados que poderão ser alcançados nos meses ou anos seguintes. A ideia é que você possa prever o futuro das suas finanças e se programar para os períodos em que há menor lucratividade.

É normal que uma loja tenha um aumento de vendas em datas comemorativas, como nas semanas próximas ao Natal e ao Dia das Mães, por exemplo. No entanto, em meses do ano em que não há nenhuma celebração, os lucros tendem a diminuir, uma vez que haverá menos pessoas interessadas em adquirir produtos.

Conhecendo esses períodos previamente, você poderá programas ações, como fazer promoções em épocas de pouco movimento. De tal maneira, segue lucrando e conquista a eficiência financeira.

4. Tenha um capital de giro

Por mais que você tenha um planejamento bem definido e uma projeção de lucros, nem sempre a empresa vai faturar o que você espera, uma vez que imprevistos podem acontecer. É por conta disso que ter um capital de giro é fundamental.

A ideia é que a companhia tenha um dinheiro extra para lidar com imprevistos, como uma crise financeira ou necessidade de reparo na infraestrutura da sede da empresa, por exemplo. Dessa maneira, não precisará adquirir empréstimos, que geralmente têm juros muito abusivos.

Essas são as principais dicas para você, que deseja conquistar a eficiência financeira para a empresa que gerência. Coloque-as em prática e veja o seu negócio decolar!

Continue aprendendo sobre boas práticas empresariais em nosso post que mostra tudo o que você precisa saber para conquistar o controle financeiro do seu negócio.

Avalie esse post! 😀
Sem categoria 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz