Entenda os conceitos de um sistema de pagamento

Administradoras, subadquirente, bandeiras, gateways, emissores… você já deve ter visto essas palavras quando foi buscar um sistema de pagamento para sua loja, certo? Geralmente esses conceitos causam confusão, mas fique tranquilo, pois neste texto vamos explicar a diferença entre eles e assim você poderá entender qual se encaixa no perfil do seu negócio.

Entenda-os-conceitos-de-um-sistema-de-pagamento

Administradoras

Também conhecidas como operadoras ou adquirentes, a responsabilidade destas empresas é processar as transações financeiras através do cartão de crédito e débito, e repassar aos lojistas o valor da venda de acordo com cada regra de contrato, excluindo taxas e eventuais despesas.

Para isso acontecer, a adquirente faz o credenciamento da loja, fornece tecnologia e se comunica com as bandeiras de cartões e com os emissores para liberarem e reconhecerem de fato uma transação online ou física, realizada pelas maquininhas.

 

Bandeiras de cartões e emissores

A bandeira do cartão nada mais é que a “marca” do seu cartão. Elas possuem ligação direta com a adquirente e o emissor do cartão, que no caso é o banco (Itaú, Caixa, Bradesco…). Entre as principais bandeiras estão Visa, Master, Sodexo, AMEX, Elo.

Através da bandeira ,você pode utilizar o mesmo cartão em qualquer lugar do mundo, apenas sendo necessário um meio de pagamento compatível com a bandeira e habilitar o serviço junto ao emissor.  Já o emissor é que verifica se você tem crédito para pagar a conta, por exemplo.

 

Subadquirente

A subadquirente está no meio das adquirentes, clientes e da sua loja. É utilizado por lojas menores, pois o sistema é mais simples e fácil. A vantagem de utilizá-lo é a garantia contra fraudes, diversas opções de pagamentos e já contam com o cadastro na adquirente e, além disto, possui relacionamento com bancos, o que facilita os negócios do pequeno e médio empresário. Para o e-commerce são oferecidos outros serviços como gateway e antifraude, permitindo oferecer um checkout completo para os clientes.

 

Conclusão

Este mercado cresce a cada ano no Brasil, assim como as tecnologias envolvidas. Entender a diferença, saber como funcionam e identificar quais taxas praticadas entre eles são fundamentais para quem vai abrir um negócio, não importa o tamanho do seu estabelecimento ou se é físico ou online, é preciso conhecer este mercado cheio de opções. Existem muitos fatores que influenciarão o momento de escolha, mas entenda que é necessário identificar o objetivo do empreendedor e de cada projeto. Uma dica é ficar atento às empresas que oferecem segurança e possuem certificação PCI, neste mercado de pagamentos, a segurança é um ponto crucial para todo negócio.

 

Leia mais:

Meios Eletrônicos de Pagamento 2 Comments

Deixe um comentário

2 Comentários em "Entenda os conceitos de um sistema de pagamento"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
Marcelo Almeida
Visitante
Marcelo Almeida
19 dias 8 horas atrás

Bom dia meu nome é Marcelo estou interessado em emitir boleto proprio pela Nexxera oque é preciso p me cadastrar c vcs.

mm
Admin
18 dias 3 horas atrás

Olá, Marcelo. Tudo bem? Por gentileza, nos informe o seu telefone e, CPF ou CNPJ. Indicaremos um consultor comercial especialista da sua área para tirar todas as suas dúvidas.

Caso preferira, pode nos encaminhar esse dado via e-mail também: relacionamento@nexxera.com

wpDiscuz