Coworking: tendência de espaço interativo e criativo

Buscando alternativas mais modernas aos escritórios tradicionais, muitas empresas e startups têm aderido à crescente tendência do coworking ou escritórios compartilhados. Estes locais oferecem muito mais do que o simples compartilhamento de um lugar para se trabalhar.

É que ao unir profissionais de diversos negócios em uma única área, eles proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento da colaboração e da inovação. Esta característica tem chamado a atenção de empreendedores em todo o mundo.

Já existem cerca de 7.800 coworkings distribuídos pelo planeta, segundo levantamento da consultoria JLL. No Brasil, de acordo com dados do Censo Coworking Brasil 2016, o crescimento foi de 52% no ano passado com relação a 2015. Com isso, co número de coworking chegou a 378 pontos no país.

coworkingCoworking está mais popular?

Esta expansão foi causada, entre outras razões, pela popularização dos coworkings. E isso ocorreu entre todos os tipos de empresas. O que aconteceu? estes espaços deixaram de ser exclusividade das startups e profissionais autônomos.

Atualmente, até as companhias mais tradicionais têm buscado estar presentes nestes ambientes para usufruir do clima de conexão e troca de experiências.

Um exemplo deste movimento é o programa Link Lab. Ele conta com um coworking inaugurado em maio de 2017 na cidade de Florianópolis. Lá, startups residentes convivem em um espaço de 640m² com empresas como Grupo Nexxera, AmBev e Marisol. E isso traz benefícios mútuos.

Estrutura mais ampla

De um lado, as startups têm acesso a uma infraestrutura física completa. Além de serviços e programas que incluem mentorias, workshops e consultorias que contribuem para o desenvolvimento dos negócios. Do outro lado, as empresas aproximam-se das novas ideias. Podendo, inclusive, encontrar oportunidades para investimentos e até mesmo produtos a serem incorporados a seus portfólios.

Em uma época na qual conceitos como open innovation, economia colaborativa, mobilidade e cultura empreendedora ganham força a cada dia, espaços interativos de coworking se tornaram peças importantes no cenário corporativo por motivarem a criatividade, a colaboração e a conexão.

Empresas e profissionais que têm como objetivo tornarem-se mais inovadores, devem estar de olho nesta tendência e, principalmente, se inserir neste universo. Para isso, é possível utilizar coworking gratuito ou pago, ou ainda inscrever-se em programas de aceleração de startups que, além do espaço, oferecem às empresas selecionadas consultoria, treinamento, networking e outros benefícios. Encontre a opção mais adequada à sua realidade e mãos à obra!

 

Empreendedorismo, Tecnologia e inovação , , , , , , , , , , 1 Comment

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *