A tendência dos espaços interativos e criativos de coworking

Buscando alternativas mais modernas aos escritórios tradicionais, muitas empresas e startups têm aderido à crescente tendência dos coworkings ou escritórios compartilhados. Estes locais oferecem muito mais do que o simples compartilhamento de um lugar para se trabalhar: ao unir profissionais de diversos negócios em uma única área, eles proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento da colaboração e da inovação. Esta característica tem chamado a atenção de empreendedores em todo o mundo.

Já existem cerca de 7.800 coworkings distribuídos pelo planeta, segundo levantamento da consultoria JLL. No Brasil, de acordo com dados do Censo Coworking Brasil 2016, o número de empreendimentos deste tipo cresceu 52% no ano passado com relação a 2015, chegando a 378 pontos no país. Esta expansão foi causada, entre outras razões, pela popularização dos coworkings entre todos os tipos de empresas, fazendo com que estes espaços deixassem de ser exclusividade das startups e profissionais autônomos. Atualmente, inclusive as companhias mais tradicionais têm buscado estar presentes nestes ambientes para usufruir do clima de conexão e troca de experiências.

Um exemplo deste movimento é o programa Link Lab, que conta com um coworking inaugurado em maio de 2017 na cidade de Florianópolis. Lá, startups residentes convivem em um espaço de 640m² com grandes empresas como Grupo Nexxera, AmBev, Marisol, dentre outras, o que traz benefícios mútuos. De um lado, as startups têm acesso a uma infraestrutura física completa, além de serviços e programas que incluem mentorias, workshops e consultorias que contribuem para o desenvolvimento dos negócios. Do outro lado, as empresas aproximam-se das novas ideias, podendo encontrar oportunidades para investimentos e até mesmo produtos a serem incorporados a seus portfólios.

Em uma época na qual conceitos como open innovation, economia colaborativa, mobilidade e cultura empreendedora ganham força a cada dia, espaços interativos de coworking se tornaram peças importantes no cenário corporativo por motivarem a criatividade, a colaboração e a conexão. Empresas e profissionais que têm como objetivo tornarem-se mais inovadores, devem estar de olho nesta tendência e, principalmente, se inserir neste universo. Para isso, é possível utilizar coworking gratuitos ou pagos, ou ainda inscrever-se em programas de aceleração de startups que, além do espaço, oferecem às empresas selecionadas consultoria, treinamento, networking e outros benefícios. Encontre a opção mais adequada à sua realidade e mãos à obra!

Leia mais:

Empreendedorismo, Tecnologia e inovação , , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz