A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova perspectiva para as empresas e para o futuro do ERP.  Assim como as organizações, o ERP está passando por várias transformações. Primeiro, porque esse setor de mercado vem apresentando maior concorrência, mais fusões e aquisições de pequenos negócios pelos grandes players.

Junto a isso, a pandemia do novo coronavírus gerou uma crise financeira para grande parte dos negócios, além do aumento da digitalização dos serviços devido ao isolamento social. Logo, tudo isso tem gerado a necessidade de os ERPs oferecerem diferenciais para conseguir se manter no mercado e ofertar melhorias para os seus clientes.

Diante desse cenário, agregar valor aos softwares de gestão é um requisito essencial para o futuro do ERP no período pós-pandemia. Continue a leitura e veja como isso pode ser benéfico para a sua empresa!

Qual a importância do futuro do ERP para as empresas?

Um ERP é fundamental para tornar as empresas mais ágeis, inteligentes e eficientes. Com a tecnologia, o sistema de gestão automatiza processos, integra os dados do negócio e auxilia na análise dessas informações, transformando dados em estratégias eficazes para o negócio.

Além disso, o ERP é um recurso primordial para aumentar a produtividade nas empresas, por meio da otimização de processos e da centralização da gestão.

Assim, com controle total sobre as operações e a obtenção e análise de dados relevantes, a empresa ganha eficiência na gestão, além de tomar decisões mais acertadas.

Mas, e no contexto da pandemia? Qual a perspectiva para o futuro do ERP e como ele pode ajudar as empresas a garantir sustentabilidade na crise e depois dela?

Qual é o futuro do ERP no contexto pós-pandemia?

Com a pandemia, os negócios precisaram se digitalizar ainda mais para garantir o funcionamento a distância das operações. A tendência é que esse movimento se consolide cada vez mais fortemente após a crise sanitária.

Nesse contexto, um ERP é essencial para os negócios. Mas, para que o software atenda às expectativas de mercado e os novos hábitos do consumidor, é preciso inovar e ampliar sua forma de operar.

Isso significa trazer novas tecnologias para o ERP, integrar redes sociais e outras plataformas de vendas, oferecer conexões bancárias para a cadeia de valor e ampliar os serviços de transações financeiras – ou seja, investir em especialização e diferenciação.

Assim, é preciso considerar que, quanto mais diferenciado, mais valor agregar e mais sintonia com o negócio do cliente, mais o software de gestão estará apto para oferecer serviços de qualidade e benefícios.

Tendo isso em mente, ao pensar no futuro do ERP no período pós-pandemia, as empresas devem considerar que o software de gestão tem um papel extremamente importante para trazer inovação e sustentabilidade aos negócios. Veja a seguir algumas expectativas nesse sentido!

1. Automatização de processos

Os ERPs são sistemas cada vez mais inteligentes e integrados, oferecendo a automação de processos por meio da tecnologia. Além de aumentar a eficiência e a produtividade, isso diminui erros humanos e torna a gestão muito mais estratégica do que operacional.

2. Maior segurança da informação

Com o aumento da digitalização dos serviços e o armazenamento de dados, os ERPs ajudam a trazer mais segurança da informação por meio de sistemas seguros que combatem a ação de hackers e ameaças cibernéticas.

3. Adequação à LGPD

O futuro do ERP também visa trazer sistemas de gestão alinhados com as normas de proteção de dados e com os parâmetros da LGPD. Dessa forma, é possível garantir o direito à privacidade e a confidencialidade das informações de clientes, fornecedores e parceiros.

4. Maior previsibilidade

Dados: esse é um conceito fundamental para o futuro do ERP. Com a análise de relatórios sobre os dados gerados no sistema de gestão, você pode prever falhas nos processos, demandas dos clientes e projetar até maiores resultados entre outras necessidades da empresa.

5. Tecnologias disruptivas

O futuro do ERP está intimamente ligado à disrupção. Portanto, uma tendência nesse sentido é a integração de serviços financeiros e bancários ao software de gestão, que traz facilidades e benefícios para toda a cadeia de valor da empresa.

Quais as vantagens de adotar um ERP inovador?

Considerando que o futuro do ERP é trazer mais inovação e serviços especializados, as empresas que adotam um sistema como esse tem diversas vantagens, sendo elas:

  • Diminuição de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Eficiência na operação;
  • Otimização de processos;
  • Tomadas de decisão acertadas;
  • Flexibilidade para novas demandas;
  • Melhor gestão dos recursos;
  • Maior previsibilidade;
  • Adequações jurídicas;
  • Detecção de oportunidades;
  • Acesso a KPIs em tempo real;
  • Comunicação facilitada;
  • Uso do sistema em qualquer lugar;
  • Maior resultados e rentabilidade.

Gostou de entender mais sobre o futuro do ERP e quer deixar sua empresa preparada para o período pós-pandemia? Então, conheça o Hubly e veja como podemos potencializar seu ERP!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.