Gastos corporativos movimentam o setor de cartões

É fato: o uso de cartões faz parte da vida dos brasileiros. Tanto que no primeiro semestre de 2016, quase um terço dos pagamentos realizadas no país (28,5%) foi feito por este meio, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Ainda há muito espaço para o crescimento do setor e um segmento que tem potencial para contribuir com o aumento da demanda é o de cartões corporativos.

A praticidade na hora de contabilizar e controlar gastos de funcionários e executivos tem feito com que o uso de cartões corporativos seja cada vez mais comum. A ABECS estima que as despesas deste segmento representam atualmente entre 7% e 8% do movimento anual do setor de cartões no Brasil, o que equivale a cerca de 70 a 80 bilhões de reais. Ainda é pouco e para que o segmento cresça, é necessário quebrar algumas ideias pré-concebidas que o mercado em geral tem do uso desta forma de pagamentos.

Normalmente, quando pensamos neste meio imaginamos um executivo viajando e pagando as contas de hospedagem e alimentação diretamente com o cartão da companhia. Porém, é possível usá-lo para outros tipos de despesa, com o objetivo de diminuir a burocracia e desafogar a área de compras. Neste sentido, aquisições menos estratégias como material de escritório, insumos de higiene e combustível para a frota de veículos, por exemplo, podem ser feitas por alguns funcionários designados e que tenham autonomia para esta tomada de decisão.

Uma tendência que também pode colaborar para o crescimento do setor é a adoção de meios eletrônicos de pagamento pelo mercado B2B, como um caminho natural do movimento de digitalização. Conforme abordamos em post sobre como convencer os fornecedores a aceitarem meios de pagamentos eletrônicos, os benefícios para toda a cadeira quando há um acordo sobre o uso de cartões são inúmeros. Dentre eles, a diminuição no volume de documentos e notas processadas pelas áreas de compras e contas a pagar, facilitando a contabilidade, maior transparência na gestão das compras e mais controle e conhecimento das despesas.

Gradativamente, os cartões estão ganhando terreno no país – e o futuro tem tudo para ser promissor.

Meios Eletrônicos de Pagamento , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz