Boas práticas de gestão de cartões para pequenas empresas

post_cartoes_24fev

Gestão de cartões para pequenas empresas não requer altos investimentos, possibilita maior controle, além de dar mais competitividade a esse perfil de negócio

É crescente no Brasil o uso de tecnologias para aumentar a competitividade dos negócios – principalmente por meio de soluções focadas no gerenciamento financeiro, logístico e contábil. Exemplo disso é a gestão de cartões para pequenas empresas, tema do nosso post de hoje.

Há algum tempo que as “maquininhas de cartão” não são mais um recurso restrito a poucas empresas. A facilidade desse tipo de pagamento é vista, inclusive, em pequenos estabelecimentos. Nesse sentido, o gestor que não dá essa opção acaba perdendo clientes. Tão importante quanto oferecê-la é fazer a checagem diária das transações. Mesmo nos pequenos negócios, onde o fluxo de recebíveis pode ser mais baixo, conferir é fundamental. Em apresentação, o especialista Samuel Marques explica que podem existir falhas em quatro níveis:

Processamento

Por se tratar de um processo eletrônico, a gestão de cartões está sujeita a falhas. Uma venda pode não ser creditada ou perdida. Portanto, o gestor deve confirmar cada movimentação.

Segurança

Em caso de vendas contestadas, o gestor deve contactar a operadora com o número de comprovante e mostrar que a transação ocorreu. Mas, para isso, é necessário estar atento aos extratos. Quem tem lojas online, costuma ter receio com o “charge back”, que também merece atenção. Trata-se de uma penalidade por cobrança fraudulenta, que também exige acompanhamento constante.

Processo interno

A sua empresa é passível de erros internos. Quando, por exemplo, algum funcionário mal intencionado ou mal instruído interfere no processo e causa prejuízos.

Relacionamento com a operadora

Para garantir que o combinado entre a operadora e a empresa esteja sendo cumprido, é essencial acompanhar taxas, prazos, descontos e antecipação de recebíveis, por exemplo.

Portanto, o processo de acompanhamento pode ser um tanto quanto complexo. Para facilitar esse contexto, soluções tecnológicas de gerenciamento financeiro online apresentam-se como parceiras das pequenas empresas, que por vezes não dispõe de recursos humanos para realizar essas funções. Tratam-se de softwares como serviço, que não exigem grandes investimentos – nem de infraestrutura e tampouco de recursos – e garantem uma gestão correta para a sobrevivência e crescimento no mercado atual. Esses sistemas apontam inconsistências e realizam a checagem automática em três esferas: 1) O que a empresa vendeu bate com o que a operadora apresenta?

2) As vendas reconhecidas conferem com a programação de pagamento?

3) A programação de pagamento, por sua vez, foi creditada no banco?

O processo também inclui a conciliação de cartões. Ou seja, a verificação das informações de vendas e recebimentos é fundamental ao processo de acompanhamento feito pelo gestor. Essas ferramentas proporcionam maior visibilidade, agilidade e controle na gestão de cartões para pequenas empresas. É a garantia ao pequeno empreendedor de que o devido crédito estará em sua conta bancária.

A gestão de cartões para pequenas empresas também dá mais confiança a todo o sistema. Isso acontece por meio do registro, controle e gestão de todas as transações realizadas. Um sistema online de gerenciamento é capaz de armazenar e apresentar as informações por meio de relatórios consolidados. E com base nos dados desses documentos é possível descobrir informações valiosas para a otimização da gestão.

Nesse sentido, a assertividade é maior quando se dispõe de sistemas de gerenciamento web (cloud computing) – que garantem que os dois valores estejam muito próximos e, caso não estejam, avisem o gestor. Por fim, ferramentas que permitem a gestão de cartões para pequenas empresas podem ser acessadas a partir de qualquer computador com acesso à internet. E, por contarem com uma interface simples, são facilmente incorporadas ao cotidiano do estabelecimento. Dessa forma, os benefícios tendem a aparecer em um período curto após a implementação.

Restou alguma dúvida ou possui alguma sugestão? Compartilhe conosco pelos comentários.
ebook_contratos_digitais ebook_pagamento_movel pcidss
Micro e pequeno Negócios, Soluções Financeiras , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Boas práticas de gestão de cartões para pequenas empresas"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
IGOR GLAUBER RAMSO
Visitante
IGOR GLAUBER RAMSO
5 meses 18 dias atrás

OLÁ, QUAL O CUSTO ESTIMADO PARA IMPLANTAR U CARTÃO DE CRÉDITO PRIVATE LABEL E EM QUANTO TEMPO SE PODE OPERAR O MESMO , TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO E DEMAIS ENCARGOS.

wpDiscuz