Gestão de recebíveis das operadoras de cartões

WHoje, aceitar cartões de crédito e débito como forma de pagamento é imprescindível para um estabelecimento comercial. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS, em 2014 foram vendidos mais de R$ 900 milhões em transações nos cartões de crédito e débito no Brasil, totalizando quase 10.500.000 transações. Até setembro do ano passado, o setor que mais movimentou essas transações foi o varejo, que em 2014 cresceu quase 4%, conforme Revista Exame. Não é raro encontrar uma loja com mais de uma maquininha (chamada de PDV ou POS) para passar as vendas nos cartões. Isto acontece porque o empresário pode ter negociações de tarifas diferentes com as operadoras. Os custos para se ter uma maquininha são basicamente dois: o aluguel da máquina e as taxas cobradas em cima das vendas – estas podem chegar até 6% por transação, segundo a Revista Exame. Quando o estabelecimento possibilita ao cliente de pagar com cartão de crédito, ele sabe que irá receber o valor da venda, já com desconto das tarifas cobradas, em um prazo acordado anteriormente com as operadoras de cartão. Caso queira receber antes, será cobrado também. Com mais de um PDV no mesmo estabelecimento para efetuar as vendas com cartões, o controle das vendas, das antecipações e chargebacks e das demais ocorrências, torna-se lento, dificultando a previsão de fluxo de caixa do estabelecimento. Por ser um processo eletrônico bastante complexo, a transação está sujeita a falhas em qualquer uma das etapas, inclusive no recebimento das vendas pelas operadoras, por isso deve-se ter controle de cada movimentação e cada valor que irá receber. Ter uma ferramenta de gerenciamento das informações das vendas de cartões de crédito e débito que proporciona para o seu negócio uma visão global e precisa da posição financeira de seus recebíveis, possibilitando conciliação de vendas dos cartões, financeira e bancária com precisão e rapidez. Com sistemas que fazem rápida identificação de ocorrências e controle automatizado das vendas, o empresário poderá ter ganhos expressivos, apenas reduzindo custos e evitando perdas. Poder aceitar cartões de crédito e débito é comodidade para o seu cliente e ainda, impulsiona as vendas! Fique atento

Operadoras: é o relacionamento direto do estabelecimento. É responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira.

Bandeira: é como se fosse a marca do cartão e é responsável pela comunicação da transação entre a operadora e o emissor do cartão.

Emissores: é o relacionamento direto do cliente, o emissor da fatura. Geralmente são os bancos ou estabelecimentos comerciais que por trás existe uma financeira.

Micro e pequeno Negócios, Soluções Financeiras , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz