Obtenção de crédito e pagamentos são dois assuntos correlacionados. Venha entender como isso acontece!

Conforme uma empresa aumenta seu tamanho, é natural a necessidade de obtenção de crédito para expandir suas operações, executar uma estratégia de vendas ou até mesmo aumentar a equipe.

Para que isso seja possível, é necessário que, antes de tudo, a organização mostre-se sólida o suficiente para honrar seus compromissos financeiros. E é nesse momento que ter um histórico de pagamentos bem fundamentados pode fazer a diferença.

Uma ferramenta eficiente para obtenção de crédito

Não existe escapatória: quanto melhor for a saúde financeira da empresa, mais favoráveis serão as condições para a obtenção de crédito. É importante salientar que esse processo costuma estar envolvido em burocracia e demora, e a melhor maneira de evitar dores de cabeça é mantendo um ambiente financeiro organizado e de fácil entendimento.

Em termos mais específicos, é possível falar que a taxa de adimplência – isto é, a razão entre a quantidade de clientes que cumprem suas obrigações financeiras dentro do prazo estabelecido e a quantidade total de clientes – costuma ser alta em casos que o crédito é concedido.

Um dos principais indicativos sobre como uma empresa lida com seu financeiro é a maneira com que ela honra seus pagamentos a fornecedores. Isso se torna especialmente importante quando se tem clareza que muitas empresas acabam não tendo reserva de caixa nem crédito suficiente para manter seus negócios ativos. Com isso, a empresa tende a quebrar.

Logo, entender como funciona a dinâmica dentro do seu próprio ecossistema financeiro é essencial para manter o cotidiano da empresa funcionando de maneira satisfatória.

Mas como fazer isso de maneira eficiente, sem perder tempo com questões inúteis?

Estruturando um histórico de pagamentos de maneira eficiente

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a obtenção de crédito gira em torno da maneira como a empresa realiza a gestão de seu próprio caixa.

Assim, algumas práticas são recomendadas no momento de entender as movimentações financeiras de saída de capital. São elas:

  • Mantenha um cadastro atualizado dos stakeholders da empresa: para além de saber quanto é necessário pagar, é importante saber para quem pagar. A correta identificação dos principais envolvidos na operação da empresa traz visibilidade para toda a cadeia de distribuição, desde os fornecedores até o cliente final;
  • Entenda a importância financeira de cada stakeholder dentro do contexto empresarial: é claro que todos são importantes. Entretanto, entender quem são aqueles stakeholders que mais contribuem financeiramente para o fluxo de caixa da empresa permite identificar pontos de atenção importantes em caso de situações que podem fugir do controle;
  • Identifique qual é a recorrência das necessidades de pagamentos: o controle de pagamentos que ocorrem mensalmente tende a acontecer de maneira mais pessoal do que aquele que acontece trimestralmente ou até mesmo semestralmente. Em ambos os casos, a construção de um bom relacionamento é essencial no longo prazo;
  • Busque condições facilitadas para pagamentos antecipados: ninguém quer ficar com o nome sujo perante outras empresas. Tendo isso em mente, vale usar um pouco de empatia e oferecer condições facilitadas para pagamentos de empresas prestadoras de serviços. Lembre-se: algum dinheiro é sempre melhor que nenhum dinheiro;
  • Anote, anote, anote: o cérebro humano não foi feito para guardar informações. A tecnologia avança a passos largos, e permite realizar o registro e acompanhamento de pagamentos de maneira cada vez mais intuitiva e fácil.

Por trás de tais práticas, existe um racional muito bem definido: quanto maior a facilidade em averiguar indicadores relativos à análise de capital, mais fácil será para a instituição financeira ter garantias de que a empresa honrará seus pagamentos.

Leia mais sobre: Por que se preocupar com o cadastro de fornecedores em grandes empresas.

Conte com a Nexxera

Ter controle sobre tantas variáveis não é a coisa mais simples e fácil para o empreendedor e sua equipe. Mas lembre-se que você nunca está sozinho. Há mais de 30 anos, a Nexxera investe e desenvolve tecnologias capazes de automatizar processos e apoiar a gestão financeira e mercantil de pequenas, médias e grandes empresas.

Conectamos empresas, bancos e adquirentes por meio de plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança, recebimentos, acesso a crédito inteligente e tecnologias de relacionamento com fornecedores.

Quanto mais clareza sobre onde quer chegar, maior é a chance de sucesso no longo prazo. Aproveite para acessar o nosso blog e ficar por dentro de tudo que acontece dentro do ecossistema financeiro.

 

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.