Sabemos que encontrar bons fornecedores costuma ser um desafio constante dentro do universo empresarial. Por isso, a homologação de fornecedores é primordial para assegurar bons parceiros e melhores resultados.

Pensando nisso, a empresa deve estabelecer diretrizes claras para que os fornecedores atendam a todos os requisitos necessários, desde o campo técnico, financeiro, fiscal e jurídico até o socioambiental.

Através disso, é possível pensar na homologação e aprimorar o relacionamento entre o seu negócio e fornecedores. Vamos saber mais?

O que é a homologação de fornecedores?

O processo de homologação de fornecedores é essencial para que uma empresa consiga suprir suas demandas, sem imprevistos — como erros ou atrasos — que prejudiquem as suas operações. 

É um procedimento no qual uma empresa submete seu novo parceiro à um acordo para determinar as condições de fornecimento.

Dessa forma, esse processo tem como objetivo assegurar que o acordo de fornecimento seja cumprido.

É criada uma relação de subserviência, e ela deve ser pautada pela transparência e alto nível de compromisso, já que o universo dos negócios demanda precisão, qualidade e, claro, comprometimento. 

O que a sua empresa ganha com a homologação de fornecedores?

Fica evidente que a empresa que executa a homologação ganha tranquilidade em suas operações. 

De fato, a homologação é feita para assegurar que os níveis de qualidade de fornecimento se mantenham altos.

Também, a homologação de fornecedores permite que as duas empresas se aproximem e façam negociações mais produtivas.

São diversos os reflexos disso na gestão de fornecedores:

O que o seu fornecedor ganha com isso?

A homologação traz bastante responsabilidade para o lado do fornecedor. Contudo, oferece duas seguranças: 

  • Renda garantida na parceria;
  • Possibilidade de estrutura acordos de longo prazo.

Para muitos fornecedores de matéria-prima ou produtos, a homologação é acompanhada de contratos de fornecimentos mais longos.

Com isso, é possível planejar o caixa e estruturar melhor os negócios ao longo dos meses.

Leia mais sobre: Como melhorar o relacionamento com fornecedores?

Como funciona a homologação?

Para fazer uma gestão de fornecedores de forma eficiente, o processo de homologação deve ser cuidadoso. 

Para um fornecedor ser considerado válido, passível de homologação, ele precisa atingir alguns critérios básicos.

Os principais critérios na hora de homologar são:

Através dessas informações, é mais fácil definir quais fornecedores são parceiros comerciais válidos de homologação e sua importância na sustentabilidade do seu negócio.

Por fim, vale lembrar que a homologação faz parte de uma etapa de validação do fornecedor, que é dividida em três partes:

  • Pré-cadastro: é o passo inicial, em que a empresa e o fornecedor têm o primeiro contato;
  • Homologação: etapa em que a empresa deve verificar se o fornecedor atende a todos os requisitos necessários para suprir as demandas da organização e se ele está de acordo com os critérios de qualidade da empresa;
  • Cadastro: passo em que, após a análise, os dados fornecidos no pré-cadastro são lançados no sistema da empresa, efetivando a homologação.

Como garantir a qualificação dos fornecedores?

Identificação e análise de documentos

Uma empresa de qualidade não se mede apenas pelos serviços/produtos que ela oferece, mas também pela sua transparência e legalidade dentro do mercado.

Assim, este princípio faz com que seja necessário efetuar uma etapa de análise de documentos do fornecedor.

Nesta etapa, é hora de checar:

Aqui, vale destacar a importância de manter um cadastro com dados de seus fornecedores e informações válidas para compreender a importância dessa parceria no seu desempenho.

Além disso, o ideal é que através dele você consiga entender a situação do seu fornecedor no mercado e o histórico do seu relacionamento.

Leia mais sobre: Conheça as 5 melhores práticas para agilizar o cadastro de fornecedores.

Avaliação dos preços propostos

Este não é o critério de maior importância, já que a homologação só ocorre após reuniões de negociação, que servem para definir valores e prazos.

Contudo, a homologação é um acordo tão importante, que serve como atrativo para conquistar menores preços.

Por essa razão, vale a pena ficar de olho nos valores propostos, nos prazos e na coerência entre os preços do fornecedor e da concorrência, além, é claro, da qualidade. 

Análise da comunicação com o fornecedor

A qualidade do atendimento que o fornecedor oferece durante o processo de compra ou contratação é uma espécie de indicativo da qualidade da relação que se manterá no futuro.

O parceiro de fornecimento ideal sabe que atendimento é a essência de uma boa relação corporativa, afinal, a comunicação entre as empresas precisa funcionar sem ruídos. 

Nossa dica é: fique atento à qualidade do atendimento conferido antes de fechar a homologação.

Criação de um processo avaliativo

Uma homologação com um fornecedor ruim pode acontecer. Nenhuma empresa está livre dos erros.

Entretanto, a grande questão é comprovar a baixa qualidade antes de partir para uma quebra de contrato e busca por um novo fornecedor.

Durante o processo de homologação, informe à empresa parceira que a qualidade dos serviços serão aferidos constantemente (e cabe à sua empresa determinar os parâmetros).

Dessa forma, fica evidente que uma queda na qualidade não será aceita e poderá ser determinante para o fim da relação de fornecimento. 

Conte com a Nexxera!

Há mais de 30 anos revolucionando o mercado, a Nexxera investe em tecnologias capazes de automatizar e aprimorar a logística de pequenas, médias e grandes empresas.

Conectando clientes e fornecedores por meio de plataformas integradas, centralizamos e automatizamos a gestão de suprimentos, agendamento de entregas, pedidos e muito mais!

Conheça o Nexxera Hubly, nosso ecossistema de serviços financeiros e mercantis para melhorar o desempenho do seu negócio.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.