A importância de trabalhar junto aos fornecedores para ter dados de valor para o negócio

Em uma sociedade digitalizada, os dados ocupam um papel central. Afinal, cada ação de um usuário na internet gera um “rastro” e, com isso, mapear e compreender o comportamento do consumidor tornou-se uma tarefa obrigatória para quem quer ser mais competitivo. Mas, não são apenas as atividades dos clientes que podem trazer insights para um negócio. Muita gente não a leva em conta, mas a cadeia de fornecedores – e todos as informações que ela produz – também é peça fundamental para o sucesso.

Uma forte tendência, principalmente na área de varejo, é a adoção de estratégias orientadas pela demanda, ou seja, a utilização de dados gerados em tempo real para o planejamento das entregas, com o objetivo de otimizar o estoque e minimizar os custos. Neste caso, os varejistas dependem que as informações sobre seus fornecedores estejam sempre atualizadas e que qualquer alteração seja comunicada de forma imediata, para que haja tempo hábil para reagir ao cenário e tomar decisões assertivas.

Muitas empresas têm investido em soluções de tecnologia que permitem a troca de documentos pela rede, para agilizar o fluxo de comunicação com seus fornecedores e parceiros. Por meio de sistemas deste tipo, é possível enviar notificações, pedidos e outros registros, que serão acessados por toda a cadeia, permitindo que as ações necessárias para a conclusão de um negócio sejam feitas com agilidade e eficácia.

Mas é possível ir além, por meio do investimento em previsões. Desta forma, deixa-se de reagir ao que está acontecendo agora para prever o que irá ocorrer em um futuro próximo – e se preparar para ele. É aqui que a análise de dados ganha ainda mais força, pois para chegar a este resultado é preciso investigar históricos e identificar tendências para, então, trabalhar com médias previstas de demanda. As informações devem estar disponíveis, atualizadas e organizadas para que o processo funcione.

E para quem acredita que apenas grandes empresas devem investir na relação com parceiros e fornecedores está enganado. Os pequenos e médios negócios, inclusive aqueles que estão no início de suas operações, também têm muito a se beneficiar com os frutos – e os dados! – resultantes de um relacionamento estratégico com sua cadeia.

O planejamento com base em previsões compartilhadas com a cadeia de fornecedores é um diferencial competitivo. Ele gera redução de custos, evita surpresas no momento de fechar negócios e possibilita que atitudes com relação ao negócio sejam feitas de forma rápida e efetiva. Que tal investir nesta tendência?

 

Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de informações em sua cadeia? Leia nossos artigos:

Supply Chain , , , , , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "A importância de trabalhar junto aos fornecedores para ter dados de valor para o negócio"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] A importância de trabalhar junto aos fornecedores para ter dados de valor para o negócio […]

wpDiscuz